Valdery Sampaio

Valdery Sampaio
UCA - Quixadá

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

AVALIAÇÃO HIST. 3º ANO 4º BIM.

EEFM JOSÉ MARTINS RODRIGUES 3 ANO

1. "Meu Brasil...
que sonha com a volta do irmão do Henfil
com tanta gente que partiu num rabo de foguete
chora a nossa pátria mãe gentil choram Marias e Clarices no solo do Brasil".
("O bêbado e a equilibrista", de João Bosco e Aldir Blanc)
I. O verso "com tanta gente que partiu num rabo de
foguete" expressa o clima vivido na época do regime
militar (1964-1985), em que pessoas foram exiladas
do país.
II. O verso "que sonha com a volta do irmão do Henfil"
refere-se à esperança existente no Brasil em relação
à anistia política.
III. O verso "chora a nossa pátria mãe gentil" faz alusão à política repressora que prendeu, torturou e
assassinou pessoas que criticavam a ditadura
militar.
A análise do texto e das afirmativas permite concluir que está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) I, II e III.

2. Em 1984, uma possibilidade de democratização do Estado brasileiro sofre uma derrota. Estamos nos referindo à:
a) morte do presidente eleito indiretamente, Tancredo Neves.
b) não-aprovação na Câmara da emenda Dante de Oliveira que propunha a eleição direta para presidente.
c) aprovação de emenda Dante de Oliveira que propunha a eleição para presidente através de um Colégio Eleitoral.
d) aprovação da emenda Sarney, convocando uma Assembléia Nacional Constituinte e não um Congresso Constituinte como propunham os setores progressistas.

3. Frases como "Ninguém segura este país, Ame-o ou deixe-o, o Brasil é feito por nós", veiculadas através de cartazes, adesivos e documentários de televisão e cinema e o uso político da marchinha Pra frente, Brasil, que marcou a conquista do Tricampeonato mundial de futebol pelo Brasil, expressam:
a) euforia nacional pelas conquistas democráticas, asseguradas pela Constituição de 1967.
b) incentivo à abertura política democrática, que levou à anistia de presos e exilados políticos.
c) comemoração nacionalista pela vitória dos países Aliados na Segunda Guerra Mundial.
d) campanha de integração nacional da ditadura militar, no chamado "milagre econômico".
e) mobilização dos meios de comunicação, para comemorar a inauguração de Brasília.


4. Durante o regime militar (1964-1985),
os governos decretaram vários atos institucionais, o
que permitiu o aparecimento de um processo crescente de arbitrariedade, autoritarismo e desrespeito aos direitos humanos. Em relação a esse regime podemos afirmar que:
a) os atos institucionais foram os instrumentos legais que o regime militar teve em mãos para garantir a ordem política democrática.
b) nesse período de regime militar, em que vigoraram os atos institucionais, o Congresso Nacional funcionou
plenamente, e os atos de corrupção parlamentar foram punidos.
c) a opção por um regime militar simbolizou o caminho escolhido pelas elites políticas, aliadas a interesses
internacionais, para enfrentarem a crise social, política e econômica, face à crescente organização de
parcelas da sociedade civil que reivindicavam os direitos de cidadania.
d) os vinte e um anos de regime militar introduziram o Brasil na modernidade e garantiram que os militares,
aliados a um Congresso Nacional que funcionou com plena liberdade no cerceamento à livre expressão,
evitassem a adesão do país ao comunismo.

5. No woman, no cry
[...]
Bem que eu me lembro a gente sentado ali na
grama do aterro sob o sol
Observando hipócritas disfarçados, rondando ao redor
Amigos presos, amigos sumindo assim, prá nunca
mais
Nas recordações, retratos do mal em si, melhor é,
deixar prá trás
Não, não chores mais [...]
Bem que eu me lembro a gente sentado ali na
grama do aterro sob o céu
Observando estrelas junto à fogueirinha de papel
Quentar o frio, requentar o pão e comer com você
Os pés, de manhã, pisar o chão, eu sei a garra de viver
Mas se Deus quiser Tudo, tudo, tudo vai dar pé, tudo, tudo, tudo vai dar pé [...]
Não, não chores mais.
A versão que Gilberto Gil fez da música de Bob Marley é uma referência ao seguinte momento da história brasileira:
a) os primeiros anos da década de 1990, marcados pela atuação dos caras-pintadas no processo de
impeachment de Fernando Collor de Mello.
b) os chamados anos de chumbo do governo militar, marcados pela violenta repressão do regime aos seus
opositores.
c) os primeiros anos da década de 1960, marcados pelo embate entre a elite conservadora e os reformistas
representados pelo presidente João Goulart.
d) o período do populismo, marcado por uma dupla ação do Estado em relação à cultura popular: ao mesmo tempo que defendia os artistas populares, o governo reprimia aqueles que criticavam suas ações.

6. O "milagre econômico" durante o governo Mediei repousou sobre a:
I. inter-relação de interesses do capital estatal, do capital privado nacional e do capital internacional.
II. redistribuição equitativa de renda entre todos os segmentos da sociedade brasileira.
III. política salarial de aumentos aos trabalhadores; de acordo com os lucros da empresa.
Qual(is) a(s) afirmação(ões) está(ão) correta (s)?
a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) I e III

7. A prisão e a morte do jornalista Wladimir Herzog e do operário Manoel Filho, a bomba no show de primeiro de maio no Riocentro, a carta-bomba enviada à Ordem dos Advogados do Brasil, episódios ocorridos nos governos dos generais Ernesto Geisel e João Figueiredo revelam:
a) o recrudescimento da guerrilha urbana de esquerda no Brasil.
b) são episódios isolados uns dos outros, sem nenhuma inter-relação.
c) a luta entre duas facções militares, uma de extrema direita e outra de externa esquerda, esta chefiada
pelo capitão Carlos Lamarca.
d) uma política deliberada dos generais-presidentes de perseguição aos jornalistas, operários, artistas e
advogados.
e) uma tentativa da chamada linha dura militar para desestabilizar o processo de abertura política.

8. Elabore uma análise sobre a política econômica conhecida como “o milagre econômico” analisando o desenvolvimento e os resultados.

9. Descreva as ações tomadas com a elaboração do AI-5, (Ato Institucional 5).

10. Explique como foi aplicado o golpe militar de 1964, quem apoiou e quem rejeitou a ditadura.

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