Valdery Sampaio

Valdery Sampaio
UCA - Quixadá

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

AVALIAÇÃO 2º ANO 4º BI

1.UFMT Coloque (V) ou (F)
A vinda da família real portuguesa, em 1808, revelou o interesse britânico sobre os destinos do Brasil. Comprovam esta afirmação:
( )A abertura dos portos (1808), exigência inglesa, possibilitou a entrada dos produtos industrializados no Brasil e pôs fim ao pacto colonial.
( )Os tratados de 1810, concederam privilégios alfandegários aos produtos ingleses que passaram a ter facilidades no mercado brasileiro.
( )O domínio de áreas em desenvolvimento era necessidade da Inglaterra para fornecer força de trabalho a preços mais baixos do que aqueles pagos aos operários europeus.
( )O empenho inglês em civilizar as sociedades americanas objetivava demonstrar a superioridade do homem branco a partir do controle político.

2. O Bloqueio Continental, em 1807, a vinda da família real para o Brasil e a abertura dos portos em 1808, constituíram fatos importantes

a)na formação do caráter nacional brasileiro;
b)na evolução do desenvolvimento industrial;
c)no processo de independência política;
d)na constituição do ideário federalista;


3. O processo de formação do Estado brasileiro encontra várias possibilidades de leitura, dada a diversidade de projetos políticos existentes no Brasil, nas primeiras décadas do século XIX. Entre as conjunturas da independência (1822) e da abdicação (1831), o País conviveu com projetos diferentes de gestão política. Sobre as conjunturas mencionadas anteriormente e seus desdobramentos, julgue os itens, colocando (C) para as certas e (E) para as erradas:
( )O acordo em torno do príncipe D. Pedro foi uma decorrência do receio de que a ndependência se transfigurasse em aberta luta política entre os diversos segmentos da sociedade brasileira. A Monarquia era a garantia da ordem escravista.
( )Ao proclamar a independência, o príncipe D. Pedro rompeu com a comunidade portuguesa, que insistia em ocupar cargos públicos. A direção política do País foi entregue aos homens aqui nascidos, condição essencial para ser considerado cidadão no novo Império.
( )Em 1831, as elites políticas brasileiras entraram em desacordo com o Imperador, que insistia em desconsiderar o legislativo, preocupando-se, excessivamente, em defender os interesses dinásticos de sua filha em Portugal, o que irritava as elites políticas locais.
( )Com a abdicação, iniciou-se um período marcado pelo crescimento econômico decorrente da produção de café o que possibilitou a execução de uma reforma política, o Ato Adicional (1834), que deu estabilidade ao Império.

4. Apesar das desconfianças dos brasileiros, quanto à disposição de D. Pedro em romper os laços que uniam o Brasil a Portugal, no dia 7 de setembro de 1822, o príncipe regente declarou a independência. Sobre o 7 de setembro de 1822, julgue cada afirmativa, assinalando Verdadeira ou Falsa.
( )A independência resultou das aspirações da elite agrária, que manteve o tripé colonial, isto é, o latifúndio, a monocultura e a escravidão ao longo de todo o Império.
( )A atitude de Fernando Henrique Cardoso, ao convidar para o palanque o astro de futebol Ronaldinho, durante a comemoração do 7 de setembro de 2000, está associada em nossa história à tradicional união entre o poder constituído, a elite, com as classes populares, haja vista que desde a luta pela independência o povo foi peça fundamental desse processo.
( )As atitudes liberais do jovem imperador D. Pedro I, no transcorrer do I Reinado, foram positivas no plano econômico, pois consolidaram o processo de industrialização no país, iniciado com seu pai D. João VI.
( )A independência do Brasil, comparada com outros países da América Latina, apresentou algumas particularidades que nos distanciaram dessas nações, tais como a adoção da monarquia como forma de governo e o fato de possuirmos um monarca de origem no comando político

5. “Em 1824 não se tratava da contradição de interesses coloniais e metropolitanos. Persistiam aí, não obstante tratar-se de país politicamente independente, as mesmas condições de privilegiamento não só dos comerciantes reinóis e seus representantes estabelecidos no país, como também dos ingleses, cuja penetração no Brasil foi determinada pelos acordos de 1810.”
ARAÚJO, Mª do Carmo R. A Participação do Ceará na Confederação do Equador. In: SOUZA, Simone de. (coord.) História do Ceará. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 1994. p. 146.
Sobre a Confederação do Equador (1824), é correto afirmar que:
a)os descontentamentos contra os estrangeiros em Recife fez com que as camadas populares liderassem o movimento, que, além de republicano, era abolicionista;
b)o conflito entre comerciantes portugueses em Recife e produtores de açúcar brasileiros em Olinda tomou ares de rebelião contra a monarquia;
c)a dissolução da Assembléia Constituinte pelo Imperador D. Pedro I foi interpretada como um ato de recolonização pelas elites senhoriais pernambucanas;
d)a recuperação econômica da agro-manufatura do açúcar fazia com que os proprietários pernambucanos exigissem maior participação no governo imperial.

6. A constituição brasileira de 1824 trouxe grandes mudanças mas manteve o poder do imperador como poder absoluto. Essa constituição foi apelidada de:

a. Constituição da barra
b. Constituição da mandioca
c. Constituição do Ipiranga
d. Constituição de D. Pedro

7. Descreva como estava dividido os poderes na constituição elaborada por D. Pedro I, como ele se beneficiaria com essa constituição?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Explique o que foi a guerra da cisplatina:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. A transferência da corte portuguesa para o Brasil ocasionou várias mudanças de caráter positivo. Descreva algumas dessas mudanças:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. O que foi o período regencial e porque D. Pedro II não assumiu imediatamente o trono após seu pai?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário