Valdery Sampaio

Valdery Sampaio
UCA - Quixadá

domingo, 4 de dezembro de 2011

AVALIAÇÃO 1º ANO 4º BI

1. Responsável por tombar e preservar os patrimônios históricos dos estados e municípios a nível nacional:
a. ITA
b. SUS
c. IPHAN
d. UNESCO

2. A idade média ficou conhecida por sua organização social de forma excludente e alienatória onde quem estava por cima não podia cair e quem ficasse por baixo na ordem estamental não poderia de forma alguma subir.
A ordem social era composta por três estados ou classes, são eles:
a. Clero, nobreza e camponeses
b. Clero, pobreza e classe média
c. Classe alta, classe média e classe baixa
d. Clero, nobreza e pobreza

3. Descreva alguns patrimônios materiais encontrados em nossa cidade:

4. As corporações de oficio eram as uma antiga organização de trabalho que surgiu no final da idade média. Dentro de sua organização podemos encontrar as seguintes funções:
a. Empresário, fabricante e artesão
b. Mestres, oficiais e aprendizes
c. Mestres, pedreiros e serventes
d. Patrão, empregado e aprendiz

5. Esse período é caracterizado pelo momento histórico de crise do modo de produção feudal e das relações econômicas, sociais e culturais a ele relacionadas, isto é, a derrocada do mundo medieval.
Esse período se estende:
a. Do sec. XI ao XV
b. Do sec. V ao X
c. Do sec. I ao V
d. Do sec. XVI ao XXI

6. O renascimento é marcado por um aumento no comércio, no urbanismo e na produção artística com centros que se destacaram por sua enorme concentração de vendas e de rotas de produção. Podemos destacar entre esses centros o pioneiro e o que rapidamente se desenvolveu:
a. Argentina
b. Inglaterra
c. Portugal
d. Itália

7. Explique o que é tombamento e qual os objetivos dessa ação que ajuda na manutenção da identidade de um povo:

8. Explique a relação entre a burguesia e o renascimento no período da baixa idade média, como eles eram tratados e como eles se desenvolveram:

9. A construção da história é de suma importância para qualquer sociedade, o historiador é o responsável pela escrita e levantamento de dados que finda na seleção de fatos que identificam um povo ou uma comunidade. A memória é o fator primário usado na elaboração do fato social descrito pelo historiador que se aventura nessa construção, sobre a memória de um povo ou sociedade ela pode ser:
a. Individual ou factual
b. Crítica ou construtiva
c. Individual ou social
d. Social ou cultural

10. Existem vários tipos de patrimônio, eles podem ser tombados ou não, preservados ou destruídos dependo da consciência das pessoas que são responsáveis por esses patrimônios. Existe um patrimônio que sua degradação destrói não só a memória de um povo como também compromete todo o seu futuro no que diz respeito à preservação da vida no planeta, sua destruição pode acarretar prejuízos irreparáveis para o planeta e para a humanidade. Esse patrimônio é o:
a. Patrimônio imaterial
b. Patrimônio material
c. Patrimônio cultural
d. Patrimônio ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário