Valdery Sampaio

Valdery Sampaio
UCA - Quixadá

domingo, 11 de março de 2012

2012 AVALIAÇÃO HIST. 2º ANO 1º BI

1. Pero Vaz de Caminha, em sua carta ao rei D. Manoel, ressaltava que a salvação dos índios era a mais imediata contribuição à terra. Algumas décadas depois, o ensino colonial desenvolvia-se fortemente influenciado pela cultura religiosa do colonizador. Sobre os primeiros educadores da fase colonial, é correto afirmar que eles:

a) Conseguiram dissociar a evangelização do processo colonizador luso-brasileiro.
b) Permaneceram alheios ou indiferentes aos abusos praticados pelos senhores de escravos.
c) Presos às idéias etnocêntricas européias, ignoraram as línguas indígenas.
d) Pretenderam espalhar a fé, tomando novos súditos tementes a Deus e obedientes ao rei.

2.Os senhores poucos, os escravos muitos; os senhores rompendo galas, os escravos despidos e nus, os senhores banqueteando, os escravos perecendo à fome...
Estas palavras, do padre Antônio Vieira, descrevem bem a situação da sociedade colonial à época do apogeu açucareiro. A respeito, considere as afirmativas:

I. Os senhores eram os donos dos engenhos e da riqueza neles gerada; logo, podiam comer bem e vestir-se
luxuosamente.

II. Os escravos eram uma propriedade dos senhores, como qualquer outro objeto de sua lavoura e de seu engenho, não precisando de roupas e comendo apenas o mínimo necessário.

III. A Igreja Católica, inclusive os padres da Companhia de Jesus, admitiu em geral a escravidão africana, embora tenha combatido com coragem e tenacidade a escravização do indígena.

IV. A maioria dos senhores de terras e escravos tratavam bem seus trabalhadores com medo dos castigos da Igreja aos que assim procediam.

Assinale:

a) Se somente as alternativas I e II estão corretas.
b) Se somente as alternativas II e III estão corretas.
c) Se somente as alternativas I, II e III estão corretas.
d) Se somente as alternativas II, III e IV estão corretas.

3.À medida que a empresa açucareira se expandia no Brasil, fez-se opção pela mão-de-obra escrava de origem africana, em substituição ao trabalho indígena. Esta opção pode ser explicada, porque:
a) O uso de escravos africanos alimenta o tráfico negreiro, tornando-o um dos mais lucrativos setores do comércio colonial.
b) Os indígenas eram selvagens e lutavam contra a escravidão, enquanto os negros eram dóceis e submissos, aceitavam facilmente a escravidão.
c) Os indígenas eram frágeis fisicamente e adoeciam com facilidade, já os negros tinham uma constituição física forte, propícia ao trabalho braçal.
d) Os negros dominavam as técnicas do cultivo da cana, enquanto os indígenas não conheciam a agricultura, não sabiam pescar nem caçar.

4. Os donatários recebiam lotes em caráter hereditário, indivisíveis e inalienáveis no todo ou em parte. Vale dizer que o Estado concedia apenas a posse da terra, reservando para si a propriedade dela. As capitanias eram:

a) Porções territoriais e comerciais na Colônia, cujo comércio era monopolizado pelo donatário, criando uma elite mercantil no Brasil.
b) Regiões doadas pelo rei a seus amigos, porém obrigados a produzir açúcar durante dez anos para garantirem a propriedade da terra.
c) Territórios coloniais controlados pela Metrópole através de funcionários especiais, os donatários, sendo que nenhuma capitania prosperou.
d) Reflexo da incapacidade econômica da Coroa em promover diretamente a colonização, transferindo essa responsabilidade à iniciativa de seus perentes, tendo duas prósperas capitanias e muitas com fracasso.

5. Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram:
a) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios.
b) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos.
c) o canibalismo, o sentido mítico das práticas rituais, o espírito sanguinário, cruel e vingativo dos naturais.
d) as missões jesuíticas do vale amazônico e a exploração do trabalho indígena na extração da borracha.

6. Explique os objetivos das formação das capitanias hereditárias e as que mais prosperaram na colônia.
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7.Quem foram os governadores gerais e quais eram as suas funções?
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8. Quem eram os homens bons? Qual era a função deles na sociedade colonial?
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9. No contexto da colonização do Brasil, qual o papel da colônia e da metrópole no processo administrativo?
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