Valdery Sampaio

Valdery Sampaio
UCA - Quixadá

domingo, 20 de maio de 2012

AVALIAÇÃO 3ºANO 2BI 1AV

1- A Guerra Fria provocou a bipolarização ideológica da civilização durante boa parte do século XX. Apesar da influência maior concentrar-se no campo ideológico, outras áreas como o esporte e a aeroespacial sofreram interferência da Guerra Fria e serviram de cenário para as superpotências destilarem suas vaidades diante do mundo. Contudo foi no campo político e militar que indiretamente EUA e URSS confrontaram-se perigosamente em diversos momentos. Assinale a única alternativa que corresponde a seqüência correta relacionada aos conflitos indiretos entre EUA e URSS.
 ( )Revolução Cubana
 ( )Golpe Militar de 64 no Brasil
 ( )Guerra do Vietnã
 ( )Guerra do Golfo
 ( )Guerra da Coréia.

 a) VVVVF. b)VFVFV. c) VVVVV. d)FFFFV. e)VVVFV.

 2.A Guerra Fria corresponde a:
A - Um momento da história mundial (entre 1947 a 1989) em que o mundo se dividiu em dois blocos: o Ocidental, liderado pelos Estados Unidos (capitalista), e o Oriental, liderado pela União Soviética (socialista). Os dois blocos, dentro de um sistema bipolar, disputavam a liderança econômica, política, militar e ideológica das várias regiões do planeta, colocando sem confronto ideológico e/ou armado permanentemente.
B - Um mecanismo de “Guerra” voltado para um esforço conjunto de ações para promover o diálogo entre os dois blocos socialista e capitalista, que se estabeleceram após a II Guerra Mundial no mundo contemporâneo, no sentido de que as disputas fossem o mais consensual possível, sem armas. Tudo contra a intolerância.
C - Uma forma pacífica de combate à intolerância e o desrespeito às diferenças pelos dois blocos (o capitalista e o socialista) que se constituíram após a II Guerra Mundial, apesar de ter ocorrido uma corrida armamentista no período entre 1947 e 1989.
D - Uma Guerra marcada pelo ideal de uma força tarefa de promoção da fraternidade entre os povos, independentemente do sistema político adotado, fosse ele de cunho capitalista oucomunista.

3.Fruto direto da Guerra Fria buscou atribuir maior coesão ao bloco socialista europeu,estruturando-se como entidade com fins militares:
A - O Pacto de Varsóvia.
B - As Sociedade das Nações.
C - Segunda Internacional.
D - Kuomintang.

4.Em outubro de 1989 o Muro de Berlim caiu e praticamente a Alemanha passava a ser um único país. Nessa data encerra-se uma importante fase da história contemporânea, quando os blocosSoviético e Capitalista disputavam a primazia mundial. Este período recebeu o nome de:
A - Guerra Fria.
B - Entre Guerras.
C - Terceira Guerra Mundial.
D - Corrida Armamentista

 5.Sobre a queda do Muro de Berlim, no dia 10 de novembro de 1989, é correto afrimar que:
A - o fato acirrou as tensões entre Oriente e Ocidente, manifestas na permanência da divisão daAlemanha; B - resultou de uma longa disputa diplomática, que culminou com a entrada da Alemanha noPacto de Varsóvia;
C - expressou os esforços da ONU que, por meio de acordos bilaterias, colaborou parareunificar a cidade, dividida pelos aliados;
D - constituiu-se num dos marcos do final da Guerrra Fria, política que dominou as relaçõesinternacionais após a Segunda Guerra Mundial.

 6.Com exceção de uma, as opções apresentam de modo correto conflitos em que os EstadosUnidos da América, de um lado, e a União Soviética e/ou a China, de outro, assumiram posições antagônicas, no contexto caracterizado pela Guerra Fria:
A - Crise de Berlim (1948-1949).
B - Guerra da Coréia (1950-1953).
C - Crise de Suez (1956).
D- Guerra do Vietnã (1962-1974)

 7.A Guerra Fria pode ser definida como:
A - o conflito armado ocorrido entre Estados Unidos e União Soviética;
B - o fim da corrida armamentista e o início da competição pacífica entre o Ocidente e oOriente;
C - a oposição entre Estados Unidos e União Soviética, sem o emprego direto da luta armada;
D - a crise interna surgida na Alemanha, após o pacto assinado entre a República Federal daAlemanha e a República Democrática Alemã.


 8.A personagem se refere à "Cortina de Ferro", que foi:
A - a linha divisória entre os territórios conquistados pela Espanha e por Portugal, no período daexpansão ultramarina.
B - a linha de fronteira estabelecida pelo governo israelense, a fim de separar os territórios judeus das áreas habitadas por palestinos.
C - a muralha de pedra erigida pela Igreja Católica, após a conquista cristã da Terra Santa, no período das Cruzadas, para isolar os mouros dos cristãos.
D - O nome dado por Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, à divisão política européiaentre os países de formação capitalista e aqueles sob a influência soviética, após a SegundaGuerra Mundial. 


9."...inspirado por razões humanitárias e pela vontade de defender uma certa concepção de vida ameaçada pelo comunismo, constitui também o meio mais eficaz de alargar e consolidar a influência norte-americana no mundo, um dos maiores instrumentos de sua expansão (...) tem por conseqüência imediata consolidar os dois blocos e aprofundar o abismo que separava o mundo comunista e o Ocidente..." "...as partes estão de acordo em que um ataque armado contra uma ou mais delas na Europa ou na América do Norte deve ser considerado uma agressão contra todas; e, conseqüentemente, concordam que, se tal agressão ocorrer, cada uma delas (...) auxiliará a parte ou as partes assim agredidas (...)" Os textos identificam, respectivamente,
a) a Doutrina Monroe e a Organização da Nações Unidas (ONU).
b) o Plano Marshall e a organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
c) o Pacto de Varsóvia e a Comunidade Econômica Européia (CEE).
d) o Pacto do Rio de Janeiro e o Conselho de Assistência Econômica Mútua (COMECON).

10.Na fase Pós-Guerra emergiram e se consolidaram dois grandes blocos rivais, liderados pelos EUA e a URSS, originando a Guerra Fria.
 A) Discorra sobre as diferenças, do ponto de vista econômico, social e ideológico, entre capitalismo e socialismo.

11.No contexto da bipolarização comandada pelos Estados Unidos da América e União Soviética, levantou-se na Alemanha, em 1961, o "Muro de Berlim". Em 1989 ele foi derrubado. Qual o significado da sua construção e de sua queda, para o cenário internacional?

 12."Guerra improvável, paz impossível." Em que esta frase de Raymond Aron ilustra as relações americano-soviéticas de 1945 a 1989?

Nenhum comentário:

Postar um comentário