1. Do ponto de vista social,
pode-se afirmar, sobre a Revolução Francesa, que:
a) teve resultados efêmeros, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma só classe social, a burguesia, única beneficiária da nova ordem.
b) fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o retorno das forças sócio-políticas do Antigo Regime.
c) nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados "sans-culottes".
d) foi um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou, em mais de um século, o progresso econômico da França.
a) teve resultados efêmeros, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma só classe social, a burguesia, única beneficiária da nova ordem.
b) fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o retorno das forças sócio-políticas do Antigo Regime.
c) nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados "sans-culottes".
d) foi um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou, em mais de um século, o progresso econômico da França.
2. Na Revolução Francesa, foi uma
das principais reivindicações do Terceiro Estado:
a) a manutenção da divisão da sociedade em classes rigidamente definidas.
b) a concessão de poderes políticos para a nobreza, preservando a riqueza dessa classe social.
c) a abolição dos privilégios da nobreza e instauração da igualdade civil.
d) a união de poderes entre Igreja e Estado, com fortalecimento do clero.
a) a manutenção da divisão da sociedade em classes rigidamente definidas.
b) a concessão de poderes políticos para a nobreza, preservando a riqueza dessa classe social.
c) a abolição dos privilégios da nobreza e instauração da igualdade civil.
d) a união de poderes entre Igreja e Estado, com fortalecimento do clero.
3. No contexto da Revolução
Francesa, a organização do Governo Revolucionário significou uma forte
centralização do poder: o Comitê de Salvação Pública, eleito pela Convenção,
passou a ser o efetivo órgão do Governo... . Havia ainda o Comitê de Segurança
Geral, que dirigia a polícia e a justiça, sendo que estava subordinado ao
Tribunal Revolucionário que tinha competência para punir, até a morte todos os
suspeitos de oposição ao regime. O conjunto de medidas de exceção adotadas pelo
Governo revolucionário deram margem a que essa fase da Revolução viesse a ser
conhecida como:
a) os Massacres de Setembro.
b) o Período do Terror.
c) o Grande Medo.
d) O Período do Termidor.
a) os Massacres de Setembro.
b) o Período do Terror.
c) o Grande Medo.
d) O Período do Termidor.
4. A Revolução Francesa
representou um marco da história ocidental pelo caráter de ruptura em relação
ao Antigo Regime. Dentre as características da crise do Antigo Regime, na
França, está:
a) a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia contra os privilégios do clero e da nobreza.
b) o desequilíbrio econômico da França, decorrente da Revolução Industrial.
c) a retomada da expansão comercial francesa, liderada por Colbert.
d) o apoio da monarquia às sucessivas rebeliões camponesas contrárias à nobreza.
a) a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia contra os privilégios do clero e da nobreza.
b) o desequilíbrio econômico da França, decorrente da Revolução Industrial.
c) a retomada da expansão comercial francesa, liderada por Colbert.
d) o apoio da monarquia às sucessivas rebeliões camponesas contrárias à nobreza.
5. Com relação à França
pré-revolucionária:
I - O primeiro estado era
constituído por camponeses, artesãos, lojistas e o restante da alta nobreza,
perfazendo um total de 1 milhão e 200 mil membros.
II - O clero e a nobreza constituíam,
respectivamente, o primeiro e o segundo estados.
III- A Assembléia Nacional
monopolizava as concessões públicas, delegando ao rei e ao coletivo ministerial
a administração das províncias do país.
IV - O ônus dos impostos a das
contribuições para o rei, para o clero e para a nobreza recaía igualmente sobre
os três estados.
V - A sociedade do Antigo Regime
se caracterizava pela desigualdade de direitos entre os homens, de acordo com
sua origem, dividindo-se em três ordens ou classes sociais.
A única alternativa que contém as
afirmações corretas é:
a) I, II, III.
b) I, IV, V.
c) II, V.
d) II, III, V.
a) I, II, III.
b) I, IV, V.
c) II, V.
d) II, III, V.
6. Abolição da escravidão; fim
dos privilégios; limite aos preços dos gêneros alimentícios; criação do ensino
gratuito obrigatório; divisão das terras. Foram as primeiras
medidas tomadas pelo:
a) Adepto da Escola econômica fisiocrática, o francês Turgot.
b) Jovem general, recém-chegado do Egito, Napoleão Bonaparte.
c) Líder Jacobino, Robespierre, conhecido como o "incorruptível".
d) Primeiro Ministro francês, Cardeal Richelieu e concluídas por seu sucessor cardeal Mazarino.
a) Adepto da Escola econômica fisiocrática, o francês Turgot.
b) Jovem general, recém-chegado do Egito, Napoleão Bonaparte.
c) Líder Jacobino, Robespierre, conhecido como o "incorruptível".
d) Primeiro Ministro francês, Cardeal Richelieu e concluídas por seu sucessor cardeal Mazarino.
7. Na História da França, o GOLPE
DE 18 BRUMÁRIO significa:
a) o início da Revolução de 1789 com a abolição dos direitos feudais
b) o fim da Revolução com a subida de Napoleão ao poder com o apoio do exército e da alta burguesia
c) o fortalecimento da participação popular e dos embates entre Danton e Robespierre
d) o estabelecimento da igualdade de todos perante a lei com a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
a) o início da Revolução de 1789 com a abolição dos direitos feudais
b) o fim da Revolução com a subida de Napoleão ao poder com o apoio do exército e da alta burguesia
c) o fortalecimento da participação popular e dos embates entre Danton e Robespierre
d) o estabelecimento da igualdade de todos perante a lei com a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
8. "Em tempos de revolução,
nada é mais poderoso do que a queda de símbolos. A queda da Bastilha, que fez
do dia 14 de julho a data nacional francesa, ratificou a queda do
despotismo..." (Eric Hobsbawn) .
a. O que simbolizou para os
franceses a queda da bastilha?
______________________________________________________________________________
9. Num panfleto publicado em
1789, um dos líderes da Revolução Francesa afirmava: "Devemos formular
três perguntas: - O que é Terceiro Estado? Tudo. - O que tem ele sido em nosso
sistema político? Nada. - O que pede ele? Ser alguma coisa." (citado por
Leo Huberman, HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM, 1979) Descreva como era a divisão
social francesa antes da revolução, a função de cada e como eles participavam
na arrecadação de impostos.
______________________________________________________________________________
10. Durante a Revolução Francesa,
na fase da Convenção Nacional, destacou-se, como líder revolucionário,
Robespierre. Este assumiu a defesa do ideal democrático e se manifestou nestes
termos: "Nos Estados aristocráticos a palavra pátria tem sentido
unicamente para as famílias aristocráticas, isto é, para os que se apoderaram
da soberania. Somente na democracia o Estado é realmente a pátria de todos os
indivíduos que o compõem e pode contar com um número de defensores, preocupados
pela sua causa, tão grande quanto o número de seus cidadãos." Apoiando-se
no texto e aplicando seus conhecimentos:
a) Dê o nome do agrupamento político que Robespierre liderou nos momentos decisivos da Revolução.
a) Dê o nome do agrupamento político que Robespierre liderou nos momentos decisivos da Revolução.
________________________________________________________________________
b) Copie o trecho do documento anterior que melhor corresponde à teoria da vontade geral e indique o nome do filósofo mentor desta teoria.
b) Copie o trecho do documento anterior que melhor corresponde à teoria da vontade geral e indique o nome do filósofo mentor desta teoria.
_________________________________________________________________________
11. Explique as imagens a seguir
e o que elas representam.
Imagem 1 |
12. Descreva os objetivos da revolução e como ela vai influenciar os outros países em movimentos de independência e de revolução política.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
Muito Bom o Conteudo tambem lancei este artigo
ResponderExcluirVeja no Link
http://www.expressiva.web10.net.br/index.php/noticias-sobre-panfletagem-funciona-dentro-da-lei-e-da-retorno-resultado-diferente-inteligente/publicidade-inteligente-2012/unicamp-sp-num-panfleto-publicado-em-1789-lideres-revolucao-francesa-afirmava.html
Att. André D.F