Valdery Sampaio

Valdery Sampaio
UCA - Quixadá

domingo, 9 de dezembro de 2012

AVALIAÇÃO FINAL 2ANO 2012




1. Sobre a religiosidade e a Igreja Católica no século XIX, no Brasil, é correto afirmar que:
a) Segundo as leis do Império, ao Imperador cabia o direito do padroado, nomeando bispos e outros titulares de cargos eclesiásticos no Brasil e, desta forma, subordinando a hierarquia da Igreja ao poder imperial.
b) A Constituição de 1824 estabelecia a “Religião Católica Apostólica Romana” como “Religião do Império”, no entanto era dividido os poderes com a igreja protestante.
c) A quase totalidade da população brasileira era católica e utilizava o espaço das igrejas para praticar a religião. O episódio de Canudos, ao final do século, representando um desvio nos cânones da Igreja pelos seguidores de Conselheiro, configurou uma exceção.
d) A união entre Igreja e Estado nem sempre se realizou de forma harmônica. A “Questão religiosa”, em fins do Império, expressou a insatisfação de alguns bispos perante a proibição do Imperador ao livre funcionamento das lojas maçônicas.

2. "Sabinada" na Bahia, "Balaiada" no Maranhão e "Farroupilha" no Rio Grande do Sul foram algumas das lutas que ocorreram no Brasil em um período caracterizado
a) por um regime centralizado na figura do imperador, impedindo a constituição de partidos políticos e transformações sociais na estrutura agrária.
b) pela redefinição do poder monárquico e pela formação dos partidos políticos, sem que se alterassem as estruturas sociais e econômicas estabelecidas.
c) por mudanças na organização partidária, o que facilitava o federalismo, e por transformações na estrutura fundiária de base escravista.
d) por uma fase de transição política, decorrente da abdicação de Dom Pedro I, fortemente marcada por um surto de industrialização, estimulado pelo Estado.
3. "Mais importante, o país é abalado por choques de extrema gravidade; não mais os motins... mas verdadeiros movimentos revolucionários, com intensa participação popular, põem em jogo a ordem interna e ameaçam a unidade nacional. Em nenhum outro momento há tantos episódios, em vários pontos do país, contando com a presença da massa no que ela tem de mais humilde, desfavorecido. Daí as notáveis conflagrações verificadas no Pará, no Maranhão, em Pernambuco, na Bahia, no Rio Grande do Sul." (Francisco Iglésias, "BRASIL, SOCIEDADE DEMOCRÁTICA".) Este texto refere-se ao período:
a) da Guerra da Independência.
b) da Revolução de 1930.
c) agitado da Regência.
d) das Revoltas Tenentistas.
4. "Em 1627, jesuítas espanhóis criam missões na margem oriental do rio Uruguai, mas são expulsos pelos portugueses, que, em 1680, criam a colônia de Sacramento, às margens do rio da Prata. Em 1687, os jesuítas instalam novos povoados, os Sete Povos das Missões Orientais. A partir de 1824, a chegada de imigrantes alemães e italianos dá uma feição especial ao desenvolvimento da região. No século XIX, vive diversas rebeliões, como a Guerra dos Farrapos, que dura dez anos." A região que se deu esse conflito foi:
a) Piauí
b) Pernambuco
c) Rio Grande do Sul
d) Rio de Janeiro
5. "... explodiu na província do Grão-Pará o movimento armado mais popular do Brasil (... ). Foi uma das rebeliões brasileiras em que as camadas inferiores ocuparam o poder..." Ao texto pode-se associar
a) o Período Joanino e a Sabinada.
b) o I Reinado e a Praieira.
c) o II Reinado e a Farroupilha.
d) a Regência e a Cabanagem.
6. A abdicação de D. Pedro I traduziu-se na vitória das tendências liberais sobre as forças absolutistas representadas pelo Imperador, completando também o processo de emancipação política do Brasil em relação a metrópole portuguesa. O período regencial, que segue à abdicação do Imperador, preparou o caminho para a consolidação do Império. Sobre esse processo é correto afirmar que:
(01) O latifúndio e a escravidão permaneceram como bases da sociedade brasileira naquele período. 
(02) Foi consolidada a unidade política e territorial do Brasil, e não ocorreram mais movimentos por parte dos oprimidos.
(04) A iniciativa mais importante do início do período regencial foi desencadear vigoroso processo de industrialização.
(08) A abdicação de D. Pedro I foi possível porque havia sido instalado formalmente o regime de parlamentarismo e por sua livre vontade.
(16) Ao abdicar, D. Pedro abre o caminho para o período regencial e a futura posse de seu filho como segundo imperador do Brasil.    soma = (     )

7. A partir do golpe da maioridade, em 1840, a vida partidária brasileira resumiu-se a dois partidos: o antes partido progressista passou a chamar-se partido liberal e o regressista passou a chamar-se partido conservador. Pode-se considerar como característica desses partidos:
a) Os partidos do império sempre tiveram plataformas políticas bem definidas.
b) As divergências entre as várias classes da sociedade brasileira estavam representadas nos programas partidários.
c) Do ponto de vista ideológico, não havia diferenças entre os liberais e conservadores, pois eram "farinha do mesmo saco".
d) Os conservadores sempre estiveram no poder e os liberais sempre estiveram na oposição.
8. O lema "Ordem e Progresso" inscrito na bandeira do Brasil, associa-se aos:
a) monarquistas.
b) positivistas.
c) abolicionistas.
d) regressistas.
9. No período de 1831 a 1845, ocorreram vários levantes armados no Brasil. Cite alguns deles. Por que ocorreram? Procure caracterizá-los.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. O que foi a Inconfidência Mineira, por que ela ocorreu quais os principais acontecimentos dessa revolta e seus ideais?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


AVALIAÇÃO FINAL 3ANO 2012



1. Em relação ao Golpe Militar de 1964 no Brasil, pode-se dizer:
I- Foi fruto de uma conspiração civil-militar alarmada com os rumos do governo João Goulart em aproximar o país do socialismo.
II- Foi a forma encontrada pelos comandos militares para garantir a posse do novo presidente João Goulart.
III- Representou a repulsa de setores da sociedade brasileira à tentativa de João Goulart de aumentar a presença do capital e da política estrangeiro no país.
IV- Evitou a tentativa do Partido Militar, aliado aos sindicatos de trabalhadores e de setores do Partido Trabalhista Brasileiro de exigir do presidente, a implementação imediata das “reformas de base”.
Estão corretas as frases:
a) III, e IV.      b) III, e V.       c) I, e III.        d) I, e IV.
2. A “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, em março de 1964, na cidade de São Paulo, foi:
a) uma resposta das massas populares, apoiando as Reformas de Base de João Goulart, após o Comício na Central do Brasil (RJ/março de 1964).
b) uma manifestação de apoio das famílias de trabalhadores brasileiros ao governo do presidente Goulart.
c) uma demonstração de forças conservadoras de direita contra o que chamavam de esquerdismo e comunismo do governo João Goulart.
d) uma demonstração de repúdio das classes trabalhadoras a uma possível intervenção militar, com apoio norte-americano, ao governo de Goulart.
3. Sobre o fim do período militar no Brasil (1964-1985), pode-se afirmar que ocorreu de forma:
a) conflituosa, resultando em um rompimento entre as forças armadas e os partidos políticos.
b) abrupta e inesperada, como na Argentina do General Galtieri.
c) negociada, como no Chile, entre o ditador e os partidos na ilegalidade.
d) lenta e gradual, como desejavam setores das forças armadas.
4. :No período em que o Brasil foi dirigido por governos militares a decretação do AI 5 (Ato Institucional número 5) representou um "endurecimento" do regime instalado em 1964, que pode ser explicado pela(s):
a) crescentes manifestações oposicionistas de líderes políticos, estudantes e intelectuais contra o regime.
b) ação dos grupos de oposição, que trocaram a luta armada pela oposição parlamentar ao regime.
c) Apoio dos setores estudantis e sindicais aos militares contrariando assim a vontade do povo.
d) crise econômica resultante do esgotamento do milagre brasileiro.

5. "CENSURA AO PARALAMAS TRAZ TESOURA DE VOLTA Extinta oficialmente em 1985, a censura treina novos cortes nos tempos de abertura: o grupo Paralamas do Sucesso foi proibido de cantar a música Luís Inácio num show em Brasília". (O GLOBO, 19-07-95) O conteúdo da notícia, embora em situação e contexto diferentes, faz-nos lembrar a época em que a censura foi aplicada com intensidade na ditadura militar, especialmente após 1968, quando a repressão se tornou mais rigorosa com o AI-5, imposto num ambiente marcado por vários fatores. Dentre esses fatores podemos apontar:
a. O movimento musical, que apoiava os militares através de suas canções.
b. O movimento musical e tropicalista representado por artistas até hoje atuantes na musica popular brasileira que cantavam protestos contra a ditadura.
c. Movimento de revolta de Jacareacanga, no Pará, que contestava o regime, conseguindo, entre os militares, cada vez maior número de adeptos. 
d. Fim oficial do FGTS, o que irritou os trabalhadores pela perda dos valores depositados. 
5. O golpe político-militar de 1964 acarretou transformações na economia brasileira originadas das mudanças nas relações de trabalho, das novas necessidades do desenvolvimento capitalista no país e das mudanças na conjuntura internacional. Todas as alternativas apresentam indicadores corretos das transformações na economia brasileira pós-64, EXCETO:
a) A abertura do país às empresas multinacionais a partir da abolição das restrições à remessa de lucros para o exterior.
b) A adoção de uma nova política salarial e a implantação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) substituindo o sistema de estabilidade no emprego.
c) A consolidação do setor industrial nacional através da elevação dos salários urbanos e do aumento da oferta e do consumo de bens não duráveis.
d) A elevação do volume de impostos e a conseqüente falência de um grande número de pequenas e médias empresas.
6. Em 1968, Caetano Veloso, ao defender num festival a sua composição "É Proibido Proibir", assim respondeu às vaias do público: "Mas é isso que é a juventude que quer tomar o poder. Vocês tem coragem de aplaudir este ano uma música que vocês não teriam coragem de aplaudir o ano passado! São a mesma juventude que vai sempre, sempre matar o velhote inimigo que morreu ontem. Vocês não estão entendendo nada, nada, nada Absolutamente nada (...) O problema é o seguinte: estão querendo policiar a música brasileira. Mas eu e o Gil já abrimos o caminho (...). Nós, eu e ele tivemos coragem de enfrentar em todas as estruturas e sair de todas. E vocês? E vocês? Se vocês em política forem como estética estamos feitos." (HOLLANDA, Heloisa Buarque e GONÇALVES, Marcos A. Cultura e Participação. Anos Sessenta, COLEÇÃO TUDO É HISTÓRIA, vol.41, Brasiliense, são Paulo, 1982, p.6) Quando Caetano fala sobre o policiamento da música brasileira ele se refere a um conjunto de medidas repressivas tomadas pelos governos militares, que culminaria:
a) Na abertura política e na anistia prometida pelos militares.
b) na promulgação do Ato Institucional n.o 05 (AI-5).
c) no fechamento da UNE.
d) na criação do Departamento de Ordem Política Social.

7. Os governos militares (1964-1985) adotaram algumas diretrizes políticas e econômicas responsáveis pela(o):
a) liberdade sindical e Nacionalismo.
b) redistribuição de renda a maior liberdade às pequenas empresas.
c) não endividamento externo e estatização das empresas.
d) arrocho salarial e subordinação ao capital estrangeiro.

8. MILAGRE BRASILEIRO – tem como tema os “anos de chumbo” da Ditadura Militar, período marcado pela tortura e pela euforia do crescimento econômico. Seu foco é o “desaparecido político”, personagem que assombra o trágico dia-a-dia daqueles, familiares e amigos, que ainda hoje perseveram para obter das autoridades uma resposta satisfatória sobre seu paradeiro.
O espetáculo foi contemplado pelo prêmio Myriam Muniz de Artes Cênicas em 2008.
a. Explique o que a imagem acima está representando.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. Em termos econômicos, o que representou o milagre econômico brasileiro? O que teve de positivo e negativo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. O movimento das Diretas-Já em 1984 chegou a reunir centenas e milhares de pessoas na Praça da Sé em São Paulo e em outras cidades do Brasil. Ao final de cada comício, cantava-se o Hino Nacional, que expressava o descontentamento da sociedade civil com o regime político, cada vez mais, antipopular e deslegitimado.
a) O que foi o movimento Diretas-Já? 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) De que maneira o Hino Nacional, cantado nas praças públicas, marcava uma nova relação entre o estado e a nação?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

terça-feira, 20 de novembro de 2012

QUESTÕES PARA ESTUDO SPAECE



1. "O fato relevante do período entre 1790 e 1830 é a formação da classe operária". "Os vinte e cinco anos após 1795 podem ser considerados como os anos da contra-revolução". [Durante esse período] "o povo foi submetido, simultaneamente, à intensificação de duas formas intoleráveis de relação: a exploração econômica e a opressão política." Essas frases, extraídas de A FORMAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA INGLESA do historiador E. P. Thompson, relacionam-se ao quadro histórico decisivo na formação do mundo contemporâneo, no qual se situam
a) a revolução comercial e a reforma protestante.
b) o feudalismo e o liberalismo.
c) a revolução industrial e a revolução francesa.
d) o capitalismo e a contra-reforma.
e) o socialismo e a revolução russa.
2."Os filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos". Assim se refere o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII. Os "reis filósofos", temendo revoluções sociais, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas. Estas observações se aplicam:
a) às Monarquias Constitucionais.
b) ao Despotismo Esclarecido.
c) às Monarquias Parlamentares.
d) ao Regime Social-Democrático.
e) aos Principados ítalo-germânicos.

3. Em O RENASCIMENTO, Nicolau Sevcenko afirma: "O comércio sai da crise do século XIV fortalecido. O mesmo ocorre com a atividade manufatureira, sobretudo aquela ligada à produção bélica, à construção naval e à produção de roupas e tecidos, nas quais tanto a Itália quanto a Flandres se colocaram à frente das demais. As minas de metais nobres e comuns da Europa Central também são enormemente ativadas. Por tudo isso muitos historiadores costumam tratar o século XV como um período de Revolução Comercial." A Revolução Comercial ocorreu graças:
a) às repercussões econômicas das viagens ultramarinas de descobrimento.
b) ao crescimento populacional europeu, que tornava imperativa a descoberta de novas terras onde a população excedente pudesse ser instalada.
c) a uma mistura de idealismo religioso e espírito de aventura, em tudo semelhante àquela que levou à formação das cruzadas.
d) aos Atos de Navegação lançados por Oliver Cromwell.
e) à auto-suficiência econômica lusitana e à produção de excedentes para exportação.
4. Na opinião do historiador Caio Prado Jr., todo povo tem na sua evolução, vista a distância, um certo sentido. Este se percebe, não nos pormenores de sua história, mas no conjunto dos fatos e acontecimentos essenciais... Assinale a alternativa que corresponde ao "sentido" da colonização portuguesa no Brasil.
a) A colonização se estabeleceu dentro dos padrões de povoamento e expansão religiosa.
b) A colonização foi um fato isolado, portanto, uma aventura que não teve continuidade.
c) A colonização foi o resultado da expansão marítima dos países da Europa e, desde o início, constituiu-se numa sociedade de europeus sem nenhuma miscigenação.
d) A colonização se realizou no "sentido" de uma vasta empresa comercial para fornecer ao mercado internacional açúcar, tabaco, ouro, diamantes, algodão e outros produtos.
e) A colonização portuguesa teve, desde cedo, o objetivo de criar um mercado nacional no Brasil.
5. Os historiadores designam por República Velha o período que se estende de 1889 a 1930. Sobre acontecimentos históricos deste período, identifique as proposições verdadeiras e falsas. ( ) Os bancos emissores e a oligarquia açucareira do Nordeste foram responsáveis pela "política dos governadores". ( ) O poder político, neste período, esteve controlado pelas oligarquias estaduais e a Revolução de 1930 tenta pôr fim a esta influência. ( ) O coronelismo é um fenômeno político que surge, no Brasil, na Primeira República. ( ) O fenômeno do banditismo social, no Brasil, está associado com a questão religiosa e a maçonaria. ( ) Para os historiadores, o assassinato de Delmiro Gouveia está relacionado com a concorrência que a sua fábrica de linhas fazia aos ingleses e a sua inimizade com Rosa e Silva.

6. Em 1492 ocorreu um fato da maior importância histórica. Alguns historiadores consideram um "descobrimento", outros um "encontro de dois mundos." Referimo-nos à chegada dos europeus à América, sobre o que se pode afirmar: ( ) a chegada dos europeus interrompeu o desenvolvimento das civilizações e dos povos que habitavam a América; ( ) o contato entre os habitantes da América e os europeus provocou a mortandade de parte da população nativa resultando em uma das maiores catástrofes demográficas da história; ( ) vários fatores impulsionaram o "encontro entre os dois mundos": o surgimento do estado moderno, a necessidade de alimentar uma população cada vez maior e as exigências do mercantilismo em utilizar ouro e prata como meio de troca; ( ) Portugal fez-se pioneiro na expansão marítima e transformou-se numa potência superior à Espanha, tornando-se independente das monarquias francesa e inglesa; ( ) na empresa da conquista associaram-se aos reis capitais de múltiplas burguesias.

7. Esta questão versa sobre a civilização ocidental como resultado da junção de elementos culturais de várias civilizações. Indique nas alternativas a seguir esses elementos: ( ) A medicina ocidental recebeu da civilização egípcia uma contribuição no que diz respeito aos primeiros estudos sobre anatomia humana, devido à necessidade religiosa de mumificar os mortos no Egito antigo. ( ) Para enfrentar as enchentes dos rios Tigre e Eufrates, os mesopotâmios estudaram a natureza e o movimento dos astros formulando o primeiro calendário sexagesimal, contribuíndo para a divisão do grau ou de hora em sessenta minutos. ( ) A religião cristã ocidental recebeu do Bramanismo a base material para sua doutrina. ( ) Da civilização asteca, a civilização ocidental recebeu o calendário anual e o sistema de escrita. ( ) Os gregos legaram à civilização ocidental vários elementos de cultura oriental como o cinismo, epicurismo e o estoicismo que os historiadores denominam de cultura helenística.

8. "O certo é que, se os marcos cronológicos com que os historiadores assinalam a evolução social e política dos povos, não se estribassem unicamente nos caracteres externos e formais dos fatos, mas refletissem a sua significação íntima, a independência brasileira seria antedatada de 14 anos..." (Caio Prado Júnior - "Evolução Política do Brasil") O fato histórico mencionado no texto e que praticamente anulou nossa situação colonial foi:
a) Criação do Ensino Superior.
b) Alvará de Liberdade Industrial.
c) Tratados de 1810 com a Inglaterra.
d) Abertura dos Portos.
e) Elevação do Brasil a Reino Unido.

9. Segundo o historiador Bóris Fausto, o fim do regime monárquico resultou de uma série de fatores de diferentes relevâncias, destacando-se:
a) unicamente o xenofobismo despertado pelo Conde d Eu, nos meios nacionalistas.
b) a disputa entre a Igreja e o Estado, sem dúvida, o fator prioritário na queda do regime.
c) a maior força política da época: os barões fluminenses, defensores da Abolição.
d) a aliança entre exército e burguesia cafeeira que, além da derrubada da monarquia, constituíram uma base social estável para o novo regime.
e) a doutrina positivista, defendida pelas elites e que se opunha a um executivo forte e reformista.

10. "(em) Massachussetts o espírito do capitalismo estava presente antes do desenvolvimento capitalista ... neste caso, a relação causal é, certamente, a inversa daquela sugerida pelo ponto de vista materialista". (Max Weber, A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO) A afirmação
a) valoriza a visão do materialismo sobre o desenvolvimento do capitalismo na Nova Inglaterra.
b) sustenta, ao contrário do marxismo, que o espírito capitalista foi o criador do capitalismo moderno.
c) coincide com a crítica marxista ao materialismo sobre a existência do capitalismo na Nova Inglaterra.
d) diverge do marxismo ao defender a existência de uma fase de acumulação primitiva de capital.
e) defende uma concepção consensual entre os historiadores sobre a origem do capitalismo.
11. Neste ano de 1996, comemoraram-se os 300 anos da morte de Zumbi, o líder maior do Quilombo de Palmares. Segundo as historiadoras Elza Nadai e Joana Neves, "o século XVI foi marcado por uma guerra sem tréguas aos quilombos de Palmares". Sobre a resistência negra à escravidão no Brasil, é correto afirmar que:
a) a única vez em que os negros escravos se insurgiram contra a escravidão foi sob a liderança de Zumbi, que organizou a comunidade de Palmares
b) além das revoltas e dos quilombos, os escravos cometiam assassinatos, crimes, suicídios, mutilações e outras formas de resistir à condição de escravo
c) os quilombos, centros de resistência negra que se constituíam nos matos e nas florestas, não mantinham qualquer contato com as populações das vilas e reproduziam fielmente a estrutura social das tribos da África
d) com exceção do quilombo de Palmares, a única forma de resistência encontrada pelos escravos foi o sincretismo religioso, em que conseguiam praticar sua religião ancestral
12. Segundo o historiador José Honório Rodrigues, seu estilo foi autoritário, duro, personalista, alemão demais para um povo tão pouco germânico. Contudo, o governo Ernesto Geisel foi responsável:
a) pelo recrudescimento da repressão e apogeu do modelo econômico implantado após 1964.
b) pelo início da Abertura Política, extinção do AI-5 e enfrentamento da linha dura.
c) pelo milagre econômico, marcado por intenso consumismo das classes médias urbanas.
d) por medidas que impediram casuísmos que prejudicassem o crescimento da oposição.
e) por concessões políticas à "linha dura" que terminaram por indicar o sucessor do presidente, o general Silvio Frota.

13. Com a vitória da Revolução de 1930, nasceu a Segunda República. Embora os historiadores ainda não estejam de acordo quanto à duração desse período da História brasileira, vamos considerar que se estendeu até o golpe político-militar de 1964. Durante esses 34 anos, algumas tendências importantes caracterizaram a evolução brasileira, entre elas; exceto:
a) o setor da economia, voltado para o mercado interno, superou em importância o setor exportador
b) um rápido processo de industrialização tornou a indústria o principal setor da economia nacional
c) a burguesia industrial, transformou-se no grupo social mais rico do país
d) a classe média fortaleceu-se e o operariado urbano cresceu rapidamente
e) acelerou-se o processo de ruralização, principalmente no Sudeste e Sul

domingo, 30 de setembro de 2012

AVALIAÇÃO FILOSOFIA 2ANO 3BI 2

1. O que é o inatismo e o que ele afirma?
________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O que é o empirismo e o que o difere do inatismo?
_______________________________________________________________________________________________________________________________
3. Como o empirismo afirma que adquirimos a razão:
__________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Explique o que foi a revolução copérnica,
__________________________________________________________________________________________________________________________________
5. O que é o geocentrismo e o heliocentrismo?
___________________________________________________________________________________________________________________________________

AVALIAÇÃO HISTÓRIA 2ANO 3BI 2


1.  [O individuo], orientando sua atividade de tal maneira que sue produção possa ser da maior valor, visa apenas o seu próprio ganho e, neste, como em muitos outros casos é levado como que por uma mão invisível a promover um objetivo que não fazia parte de suas intenções. (...) Ao perseguir seus próprios interesses, o individuo muitas vezes promove e interesse da sociedade muito mais eficazmente do que quando tencione realmente promovê-lo. (SMITH, A. A riqueza das nações. São Paulo: Abril Cultural, I 953, p.379-50,)
Sobre o liberalismo, considere as seguintes afirmativas:
I - O liberalismo econômico, cujos principios, como o Livre comércio, a propriedade privada e a lei de mercado, favoreceram o desenvolvimento do capitalismo, teve em Adam Smith um de seus principais fundadores.
II - A sistematização das análises econômicas no livro História da riqueza das nações contribuiu pera a definição da economia como ciência.
III - No trecho acima, Adam Smith denunciou os males do individualismo e do egoismo econômico.
 IV - A “mão Invisivei” citada por Adam Smith é uma metáfora que pode ser substituida pela definição liberal de mercado.
Assinale a alternativa correta.

a),apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b) apenas as afirmativas II e III são verdadeiras
c) apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
d) apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras


2. Adam Smith, em "A Riqueza das Nações", assentou as bases do liberalismo econômico, cujos princípios são:
a) igualitarismo, criação dos falanstérios, fazendas coletivas agro-industriais e liberdade de comércio.
b) respeito às leis naturais da economia, liberdade de contrato de trabalho e liberdade de comércio e produção
. c) capitalismo comercial, absolutismo, metalismo e intervenção do Estado na economia.
d) colônias autogeridas, erradicação do Estado, mais-valia e autogestão industrial.

3. Sobre a unificação alemã o séc. XIX, Marionilde Magalhães afirma:
"Desde o final do século XVIII, a criação de inúmeras associações resultou num determinado patriotismo cultural e popular, num território dividido em estados feudais dominados por uma aristocracia retrógrada. Tais associações se dirigem à nação teuta, enfatizando o idioma, a cultura e as tradições comunitárias, elementos para a elaboração de uma identidade coletiva, independentemente do critério territorial. E, de fato, esse nacionalismo popular, romântico-ilustrado (uma vez que pautado no princípio da cidadania e no direito à autodeterminação dos povos), inspirará uma boa parcela dos revolucionários de 1848. Mas não serão eles a unificar a Alemanha. Seus herdeiros precisarão aguardar até 1871, quando Bismarck realiza uma revolução de cima, momento em que, em virtude do poderio econômico e da força militar da Prússia, a Alemanha se unifica como Estado forte, consolidando-se a sua trajetória rumo à modernização".
[adaptação] MAGALHÃES, Marionilde D. B. de. A REUNIFICAÇÃO: enfim um país para a Alemanha? Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH/Marco Zero, v.14, n.28. 1994. p.102.

Tendo-se como referência essas considerações, pode-se concluir que
a) o principal fator que possibilitou a unificação alemã foi o desenvolvimento econômico e social dos Estados germânicos, iniciado com o estabelecimento do Zollverein - liga aduaneira que favoreceu os interesses da burguesia.
b) a unificação alemã atendeu aos interesses de uma aristocracia rural desejosa de formar um amplo mercado nacional para seus produtos, alicerçando-se na idéia do patriotismo cultural e do nacionalismo popular.
c) Na Alemanha, a unificação nacional ocorreu, principalmente, em virtude da formação de uma identidade coletiva baseada no idioma, na cultura e nas tradições comuns.
d) na Alemanha, a unificação política pôde ultrapassar as barreiras impostas pela aristocracia territorial, que via no desenvolvimento industrial o caminho da modernização.

4.  Em todos os sistemas de alianças formados por Bismarck, qual o país que foi sistematicamente excluído? 
a Itália
b Áustria
c Grã-Bretanha
d França
5. Explique o que foi a Comuna de Paris.
________________________________________________________________________________________________________________________
6. Como foi o fim da Comuna de Paris.
________________________________________________________________________________________________________________________

7. Em quais aspectos de deu a Revolução tecnológica e industrial? Descreva o que mudou no cotidiano e nos sistemas de produção.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


8. A consolidação do processo de industrialização na Inglaterra, ocorrida na primeira metade do século XIX, relaciona-se corretamente com a (o):
a) extinção do processo de cercamento dos campos ("enclousures").
b) supremacia da ideologia liberal.
c) fortalecimento da produção através das corporações de ofício.
d) surgimento do capitalismo financeiro e oligopolista.
e) êxodo da mão-de-obra especializada das cidades para o campo.

9. Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela:
a) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, na medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.
b) foi única e exclusivamente o produto da genialidade de algumas gerações de inventores, tendo sido adotada pelos industriais que estavam interessados em aumentar a produção e, por conseguinte, os lucros.
c) nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades.
d) deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a desenvolver novas tecnologias.

10. O capitalismo, com base na transformação técnica, atinge seu processo específico de produção, caracterizado pela produção em larga escala, onde há uma radical separação entre o trabalho e o capital. Esta afirmativa está tratando:
a) da separação entre capitalismo e socialismo.
b) da Revolução Industrial.
c) do advento do Mercantilismo.
d) da Revolução comunista na Rússia.

11. Identifique, entre as afirmativas a seguir, a que se refere a conseqüências da Revolução Industrial:
a) redução do processo de urbanização, aumento da população dos campos e sensível êxodo urbano.
b) formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários denominadas "trade unions", que promoveram a conciliação entre patrões e empregados.
c) declínio do proletariado como classe na nova estrutura social, valorização das corporações e manufaturas.
d) maior divisão técnica do trabalho, utilização constante de máquinas e afirmação do capitalismo como modo de produção dominante.



quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ATIVIDADE DE REVISÃO 1 ANO



1. Explique o que é o colonato.

2. Explique o contrato de suserania e vassalagem.

3. Quais eram as ordens feudais e suas funções?

4. Na relação de trabalho descreva as obrigações do senhorio e do vassalo.

5. Quais os tipos de impostos existentes e a que eles se referiam?

6. Faça um pequeno resumo de como era a vida de nobres e servos no feudalismo.

7. Sobre a organização do clero explique;
a. O que era o clero regular e quem representava?

b. O que era o clero secular e por era chamado assim?

8. O que e quais eram as heresias?

9. O que era um tribunal da inquisição e que tipos de castigos eles praticavam?

10. O que eram as cruzadas?

11. Qual o papel da igreja na criação de universidades na idade média?

13. Quais os estilos arquitetônicos que existiam na idade média dê exemplos.

14. Como você avalia a prática da violência nos castigos dos tribunais da santa inquisição? Dê a sua opinião.  

terça-feira, 18 de setembro de 2012

TRABALHO SOBRE REPÚBLICA VELHA 3º ANO


QUESTÕES:
1- Proclamada a República inicia-se um novo período na História política do Brasil: “A República Velha ou Primeira República”.  A respeito dos primórdios da República é correto afirmar. A fase e o primeiro presidente da República foram respectivamente
a)República Oligárquica e  Hermes da Fonseca  
b)República da Espada e Deodoro da Fonseca
c)República da Espada e Floriano Peixoto
d)República Oligárquica e  Prudente de Morais
e)República da Espada e Campos Sales.

2- A chamada “Política dos Governadores”, instituída a partir do governo de Campos Salles, caracterizava-se por:
a) permitir que a escolha do Presidente da República fosse resultado de um consenso entre os governadores e desta forma manter o grupo político no poder.
b) tornar os governadores um mero instrumento do poder do Presidente da República e impedir a formação de novas lideranças contrárias ao governo federal;
c) acordo político que consistia na troca de favores entre os governos federal, estadual e municipal para manter os grupos políticos no poder. 
d) tornar os governadores representantes de um federalismo liberal e democrático com objetivo de renovar as lideranças políticas;
e) promover, através dos governadores, a desarticulação das oligarquias locais e promover a renovação dos grupos políticos e lideranças locais.

3- "Não é por acaso que as autoridades brasileiras recebem o aplauso unânime das autoridades internacionais das grandes potências, pela energia implacável e eficaz de sua política saneadora das epidemias [...]. O mesmo se dá com a repressão dos movimentos populares de Canudos e do Contestado, que no contexto rural [...] significavam praticamente o mesmo que a Revolta da Vacina no contexto urbano". Nicolau Sevcenko. A revolta da vacina.
De acordo com o texto, a Revolta da Vacina, o movimento de Canudos e o do Contestado foram vistos internacionalmente como MOVIMENTOS : 
a) provocados pelo êxodo maciço de populações saídas do campo rumo às cidades logo após a abolição.
b) retrógrados, pois as agitações provocadas por estes movimentos populares dificultavam a modernização do país.
c) decorrentes da política sanitarista de Oswaldo Cruz.
d) indícios de que a escravidão e o império chegavam ao fim para dar lugar ao trabalho livre e à república.
e) conservadores, porque ameaçavam o avanço do capital norte-americano no Brasil.


4- Os movimentos messiânicos eram mais comuns do Brasil do que imaginávamos. Além de Canudos, várias revoltas envolvendo seguidores destes movimentos eclodiram durante a primeira metade de século passado. Como o Messianismo foi possível?

a)Devido a concentração latifundiária, o estado de miséria dos camponeses, a prática do coronelismo e a forte religiosidade popular.
b)Devido unicamente a religiosidade do sertanejo que encontrava nas práticas do messias um conforto para a vida miserável que estava submetido.
c)Devido ao grande poder dos líderes messiânicos cujo prestígio era medido pela quantidade de eleitores que controlasse conseguindo desta forma se eleger para os cargos políticos.
d)Em virtude do temor que as profecias dos beatos causavam à população mais pobre, preferindo resignar-se a vida de perigrinações e orações para salvação da alma.
e)Em razão do clima de insegurança que assolava o campo causado pelo banditismo obrigando a população mais pobre abrigarem-se nos movimentos messiânicos para se proteger.


5-O coronelismo foi uma peça importante da perversa engrenagem que impedia a representatividade política da maioria da população, principalmente a parcela da sociedade mais carente. Podemos definir o coronelismo como:

a)Sistema de poder cujo grupo político que alternava-se no poder federal como forma de garantir a manutenção dos privilégios aos seus respectivos Estados.
b)Sistema de poder que consistia na troca de favores entre o poder estadual e municipal a fim de garantir seus interesses políticos utilizando práticas fraudulentas para vencer as eleições.
c)Sistema de poder no qual o coronel era uma peça secundária e sua participação era ofuscada pela Comissão de Verificação, pois na prática era esta quem declarava os candidatos eleitos.
d)Sistema de poder baseado no coronel o líder político local, grande proprietário de terras que usava jagunços para formar os currais eleitorais, através de práticas de intimidação ao eleitor.
e)Sistema de poder político que arregimentava grande número de seguidores a partir de suas pregações religiosas que convenciam os mais pobres a se submeterem ao seu controle.


6- A Primeira República ou República Velha foi um período da História política do Brasil que se caracterizou pelo afastamento do ideal da República. O que deveria ser um governo para todos na prática era um governo de poucos. Sobre os fatos com os quais podemos caracterizar a Primeira República estão:
I- Com o “voto de cabresto” os coronéis dominavam as clientelas rurais e manipulavam as eleições;
II- A política dos governadores consagrava a troca de apoio entre o governo federal e as oligarquias estaduais mantendo o mesmo grupo político no poder.
III- A política do café com leite foi o domínio da sucessão presidencial pelos cafeicultores de São Paulo e de Minas Gerais que alternavam-se na presidência da República.
IV- O Movimento dos Tenentes - o Tenentismo - que possuía caráter militar contribuiu para consolidar os governos da Primeira República.
V- As fraudes eleitorais eram exceção e não regra neste período, devido ao rigoroso trabalho de fiscalização do processo eleitorado efetuado pela Comissão de Verificação.

Assinale a alternativa verdadeira:
a) Apenas a alternativa I, está correta.
b) As alternativas I,II,III estão corretas.
c) As alternativas I,II,IV e V estão corretas.
d) As alternativas II,III e IV estão corretas.
e) Apenas a alternativa V está incorreta



7-Embora fossem movimentos ligados a questão agrária e a falta de justiça no campo Canudos e o Cangaço possuem finalidades distintas. Em relação a esta diferenciação dos objetivos do Cangaço e de Canudos podemos afirmar como correto que:

a)O cangaceiro tinha um fim social na sua prática, pois busca a posse da terra e a justiça social, saqueando e roubando dos ricos para doar aos pobres. Eram considerados os justiceiros pobres.
b)O cangaceiro não tinha nenhum fim social na sua prática, não busca a posse da terra e tampouco a justiça social. Luta simplesmente pela sobrevivência praticando a violência.
c)O cangaceiro é um tipo de bandido social que procura aplicar a justiça contra os desmandos dos poderosos no sertão nordestino.
d)Canudos não tinha nenhum fim social na sua prática, não busca a posse da terra e tampouco a justiça social. Luta simplesmente pela sobrevivência praticando o fanatismo religioso.
e)Canudos tinha um fim social, mas não busca a posse da terra apenas a justiça social mesmo que fosse alcançada por métodos violentos justificados pelo fanatismo religioso.


8- Sobre a Revolta de Canudos, assinale a alternativa INCORRETA. 
A) O seu principal líder foi Antônio Conselheiro.
B) Os sertanejos de Canudos lutavam contra a injustiça e a miséria persistente na região.
C) Caracterizou-se como um movimento de caráter messiânico.
D) A Guerra de Canudos foi tema do livro “Os Sertões”, do escritor Euclides da Cunha.
E) Os revoltosos de Canudos receberam apoio incondicional dos coronéis da região.


9) Os vaqueiros e os peões do interior escutavam o Conselheiro em silêncio, intrigados, atemorizados, comovidos... Alguma vez, alguém o interrompia para tirar uma dúvida. Terminaria o século? Chegaria o mundo ao ano 1900? Ele respondia (...) Em 1896, mil rebanhos correriam da praia para o sertão e o mar se tornaria sertão e o sertão mar (...).Mario Vargas Llosa
O carismático Antonio Conselheiro, de que fala o texto acima, liderou a Revolta de Canudos em 1897. Podemos apontar como principais fatores da revolta:
a) o crescimento e a modernização da economia nordestina.
b) o apoio incondicional do sertanejo à Monarquia.
c) a impossibilidade de adaptação do sertanejo aos valores republicanos.
d) o abandono em que vivia o sertanejo, o coronelismo e a luta pelo acesso à terra.
e) a oposição contra a Igreja Católica, aliada dos monarquistas.


10) (UFRJ97)- “Canudos ficava num cenário que lembrava as paisagens descritas na Bíblia: uma região árida repleta de caatingas, rodeada por cinco serras ásperas e atravessada por um rio, o Vaza-Barris. Decidido a permanecer naquela autêntica fortaleza natural, e isso não deve ter escapado à percepção de Conselheiro, ele e seu grupo entraram em ação para construir uma comunidade onde estivessem livres do incômodo das autoridades religiosas católicas e políticas, bem como das leis republicanas, dos "coronéis", dos juízes, dos impostos, da justiça arbitrária, da política etc”.
(COSTA, Nicola S. Canudos – Ordem e Progresso no Sertão. São Paulo, Moderna, 1990.)
O movimento de Canudos (1896-97), liderado pelo beato Antônio Vicente Mendes Maciel, o "Antônio Conselheiro", no sertão nordestino, é um dos mais conhecidos exemplos de movimentos místico-populares que marcou o início da República no Brasil. As problemáticas sociais que deram vida àquele movimento permanecem, até hoje, em grande parte sem solução.
A) Cite e justifique dois motivos pelos quais o povoado de Canudos incomodava as "autoridades políticas locais e religiosas".

11. O Brasil mudou muito com a proclamação da república. Conheça os principais acontecimentos com estes exercícios
(UFMG) Leia o texto:

MESTRE-SALA DOS MARES
João Bosco e Aldir Blanc

Há muito tempo na águas da Guanabara
o dragão do mar reapareceu
na figura de um bravo feiticeiro
a quem a história não esqueceu
conhecido como navegante negro
tinha a dignidade de um mestre-sala
e ao acenar pelo mar
na alegria das regatas
foi saudado no porto
pelas mocinhas francesas
jovens polacas e por batalhões de mulatas
rubras cascatas jorravam das costas
dos centros entre cantos e chibatas
inundando coração, do pessoal do porão
e a exemplo do feiticeiro gritava então
Glória aos piratas, às mulatas, às sereias
Glória à farofa, à cachaça, às baleias
Glória a todas as lutas inglórias
que através da nossa história
não esquecemos jamais
Salve o navegante negro
que tem por monumento
as pedras pisadas do cais.

A música se refere ao movimento dos marinheiros brasileiros conhecido como Revolta da Chibata, em reação aos castigos físicos e às condições de trabalho degradantes.
Assinale a alternativa diretamente referida ao contexto em que ocorreu esse movimento.

A. A avaliação, pelos meios operários, dos soldados e marinheiros como aliados em uma revolução social.
B. A inviabilidade do exercício da repressão por parte do governo central aos movimentos populares no início da República.
C. A regulamentação pelo poder militar das relações conflituosas entre os ex-escravos e seus patrões.
D. A adoção de uma política institucional para veicular uma imagem de população ordeira e de uma sociedade sem conflitos nos primeiros anos da República.
E. A facilidade de ascensão social e hierárquica aos marinheiros solidificou a permanência do regime imperial.
12."A década de 1920 terminou presenciando uma das poucas campanhas eleitorais da Primeira República em que houve autêntica competição para o cargo da Presidência".
(FONTE: CARVALHO, José Murilo. Marco Divisório. In "Cidadania no Brasil: o longo caminho". Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, pp.89-126.)

Assinale a alternativa que contém os nomes dos dois candidatos que disputaram a Presidência da República, na ocasião.

A.Washington Luis e Getúlio Vargas.
B. Washington Luis e Júlio Prestes.
C. Hermes da Fonseca e Getulio Vargas.
D. Getúlio Vargas e Júlio Prestes.
E. Rodrigues Alves e Luís Carlos Prestes.



terça-feira, 28 de agosto de 2012

AVALIAÇÃO 1ºANO 3ºBI 01


1. Explique o que é memória individual e memória social.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Dê exemplos de memória individual e memória social.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A história tem o mesmo sentido da memória
( ) A memória se constrói a partir das tensões e conflitos que demonstram a disputa de diferentes visões de mundo
( ) As pessoas comuns e moradores em frente as praças podem ser fontes confiáveis para construção da história.
( ) O conjunto das memórias podem ser transformadas em história
( ) Qualquer pessoas pode construir uma história ou escrever um livro.

4. Sobre o patrimônio material é correto afirmar que.
a. O patrimônio material é o conjunto de todos os feitos e culturas de um povo.
b. Qual coisa material pode ser considerado patrimônio cultural.
c. Patrimônio material é o conjunto das obras e coisas materiais que fazem sentido e conta a história de um povo.
d. As coisas individuais podem ser considerados patrimônio cultural.

5. Dê exemplos de patrimônio material de sua cidade.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Apenas as obras de pessoas ricas podem ser patrimônio cultural? Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. O que é o IPHAN? Para que ele serve?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Marque V para as afirmativas verdadeira e F para as falsas.
( ) Patrimônio imaterial são prédios e obras que já não existem mais.
( ) Patrimônio imaterial é o conjunto dos costumes e práticas de um povo.
( ) Tudo que não se pode tocar é patrimônio imaterial.
( ) Patrimônio imaterial são os sonhos e os os objetivos culturais de um povo.

9. Dê exemplos de patrimônio imaterial.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Marque a alternativa que contêm algumas marcas ou patrimônio imaterial do ceará.
a. Rapadura, macarronada e frevo.
b. Discoteca, funk e forró
c. Cachaça, hip hop, suingueira.
d. Rapadura, Forró, Festa do pau da bandeira.

11. O patrimônio ambiental está sofrendo com o desmatamento e o descaso das autoridades com as questões ambientais. Tivemos recentemente no Brasil o encontro de nações para elaborar e contribuir com programas e metas que melhorem a qualidade de vida no mundo.
Dê exemplos de patrimônio ambiental do Brasil;
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12. Complete as frases com as palavras corretas.

a. ...Além do patrimônio material e imaterial, também o ______________ _________________
b. Aqui no Ceará os rios são considerados _____________________ ambiental.
c. A fauna e __________ são patrimônios ambientais do Brasil.
d. ...Poluição de águas,____________________, aquecimento da ____________, secas são apenas alguns desses sinais.

domingo, 26 de agosto de 2012

AVALIAÇÃO 3º BI 2º ANO 01


1. O ato de D. João VI, proclamando a abertura dos portos do Brasil, na verdade garantia direitos preferenciais ao comércio inglês, que:
a) na época dependia economicamente de Portugal;
b) estava prejudicado pelo bloqueio imposto por Napoleão Bonaparte;
c) assegurava o desenvolvimento econômico da colônia;
d) pretendia favorecer os franceses, aliados tradicionais da Inglaterra;
2. "Milhares de séculos decorrerão antes que as circunstâncias acumuladas sobre a minha cabeça vão encontrar um outro na multidão para reproduzir o mesmo espetáculo." (Napoleão Bonaparte) Sobre o período napoleônico (1799-1815), podemos afirmar que:
a) consolidou a revolução burguesa na França através da contenção dos monarquistas e jacobinos.
b) manteve as perseguições religiosas e o confisco das propriedades eclesiásticas iniciadas durante a Revolução Francesa.
c) enfrentou a oposição do exército e dos camponeses ao se fazer coroar imperador dos franceses.
d) favoreceu a aliança militar e econômica com a Inglaterra, visando à expansão de mercados.

3. Durante o período napoleônico (1799-1815), dentre as medidas adotadas por Bonaparte, assinale aquela que teve repercussões importantes nas relações comerciais do Brasil com a Inglaterra:
a) Restauração financeira, com a conseqüente fundação do Banco da França, em 1800.
b) Decretação do Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleão visava arruinar a indústria e o comércio ingleses.
c) Promulgação, em 1804, do Código Civil que incorporou definitivamente, na legislação francesa, os princípios liberais burgueses.
d) Expansão territorial da França com a incorporação de várias regiões da Europa, formando o chamado Império Napoleônico.

4. Explique a seguinte frase: "A burguesia cruzava os braços deixando Napoleão governar."
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. O golpe do 18 de Brumário de 1799, no contexto da Revolução Francesa, derrubou o Diretório, instituiu o sistema do Consulado e elevou Napoleão Bonaparte à liderança política da França revolucionária. Napoleão manteve-se no poder por um período que se estendeu de 1799 até 1815, período esse denominado de Era Napoleônica, durante o qual ocorreu a:
a) união de segmentos sociais distintos na defesa do governo aristocrático e absolutista de Napoleão, tais como o campesinato e a nobreza, com o objetivo de evitar uma invasão estrangeira da França revolucionária.
b) retomada do poder político pelos segmentos da nobreza provincial francesa com a promulgação do Império (1804) como a força política legítima de governo da França do período napoleônico.
c) ) consolidação interna do ideário burguês da Revolução e a tentativa de sua imposição a diversos países da Europa com a expansão militar promovida por Napoleão.
d) interferência direta das Monarquias Absolutas européias na França, através da ação política da Santa Aliança, ao encerrarem o processo revolucionário com seu apoio à ascensão de Napoleão.
6. Assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas: Sobre o Código Civil elaborado no período napoleônico, podemos afirmar:
 ( ) Na elaboração houve a atuação direta de Napoleão.
 ( ) Traduziu concretamente os princípios da Declaração dos Direitos do Homem: liberdade individual, de trabalho, de consciência;  E igualdade perante a Lei.
 ( ) Proibia a fortuna herdada, a fortuna adquirida e a propriedade privada.
( ) Apoiava aos trabalhadores e as greves.
( ) Estabeleceu  o divórcio e restabelecia a escravidão nas colônias.
a) F, V, V, F, F
b) V, F, F, V, F
c) F, V, F, V, V
d) V, V, F, F, V

7. A era napoleônica (1799-1815) caracterizou-se como um período de profundas transformações políticas e sociais que consolidaram a hegemonia burguesa na França. Marque a opção que identifica corretamente uma dessas transformações.
a) Abolição da escravidão nas colônias francesas.
b) Aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
c) Promulgação do Código Civil dos franceses.
d) Extinção dos laços senhoriais de servidão e vassalagem.

8. A respeito do Golpe do 18 Brumário é correto afirmar que
a) a ditadura napoleônica instituiu o Terror.
b) provocou a convocação da Assembléia Nacional Constituinte.
c) reforçou a composição política entre girondinos e jacobinos.
d) a ditadura de Napoleão Bonaparte atendeu aos interesses da burguesia francesa.

9. Considere as afirmações a seguir, referentes ao período napoleônico.
I - Um dos objetivos do Bloqueio Continental era anular o comércio com a Inglaterra.
II - As Guerras Napoleônicas produziram consequências na América do Sul.
 III - A expansão napoleônica debilitou os fundamentos do Antigo Regime europeu e da igreja católica.
IV - O Bloqueio Continental de maneira alguma afetou o Brasil.
São verdadeiras as afirmativas.

a) Apenas I e II.
b) Apenas I e III.
c) Apenas I, II e III.
d) Apenas III, IV e IV.

10. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma realização de Napoleão Bonaparte, que representou uma consolidação das idéias da Revolução Francesa.
a) O impedimento do retorno do uso de títulos de nobreza, reivindicado pelos seus generais e pela burguesia francesa que desejava tornar-se a nova elite do país.
b) A criação do Código Civil, inspirado no direito romano e nas leis do período revolucionário, que, na sua essência, vigora até hoje na França.
c) A abolição da escravidão nas colônias francesas, reafirmando o princípio da liberdade presente na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
d) A realização de uma reforma agrária, prometida, mas não efetivada, pelos jacobinos, o que garantiu a popularidade de Napoleão entre os camponeses.