Valdery Sampaio

Valdery Sampaio
UCA - Quixadá

domingo, 26 de agosto de 2012

AVALIAÇÃO 3º BI 2º ANO 01


1. O ato de D. João VI, proclamando a abertura dos portos do Brasil, na verdade garantia direitos preferenciais ao comércio inglês, que:
a) na época dependia economicamente de Portugal;
b) estava prejudicado pelo bloqueio imposto por Napoleão Bonaparte;
c) assegurava o desenvolvimento econômico da colônia;
d) pretendia favorecer os franceses, aliados tradicionais da Inglaterra;
2. "Milhares de séculos decorrerão antes que as circunstâncias acumuladas sobre a minha cabeça vão encontrar um outro na multidão para reproduzir o mesmo espetáculo." (Napoleão Bonaparte) Sobre o período napoleônico (1799-1815), podemos afirmar que:
a) consolidou a revolução burguesa na França através da contenção dos monarquistas e jacobinos.
b) manteve as perseguições religiosas e o confisco das propriedades eclesiásticas iniciadas durante a Revolução Francesa.
c) enfrentou a oposição do exército e dos camponeses ao se fazer coroar imperador dos franceses.
d) favoreceu a aliança militar e econômica com a Inglaterra, visando à expansão de mercados.

3. Durante o período napoleônico (1799-1815), dentre as medidas adotadas por Bonaparte, assinale aquela que teve repercussões importantes nas relações comerciais do Brasil com a Inglaterra:
a) Restauração financeira, com a conseqüente fundação do Banco da França, em 1800.
b) Decretação do Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleão visava arruinar a indústria e o comércio ingleses.
c) Promulgação, em 1804, do Código Civil que incorporou definitivamente, na legislação francesa, os princípios liberais burgueses.
d) Expansão territorial da França com a incorporação de várias regiões da Europa, formando o chamado Império Napoleônico.

4. Explique a seguinte frase: "A burguesia cruzava os braços deixando Napoleão governar."
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. O golpe do 18 de Brumário de 1799, no contexto da Revolução Francesa, derrubou o Diretório, instituiu o sistema do Consulado e elevou Napoleão Bonaparte à liderança política da França revolucionária. Napoleão manteve-se no poder por um período que se estendeu de 1799 até 1815, período esse denominado de Era Napoleônica, durante o qual ocorreu a:
a) união de segmentos sociais distintos na defesa do governo aristocrático e absolutista de Napoleão, tais como o campesinato e a nobreza, com o objetivo de evitar uma invasão estrangeira da França revolucionária.
b) retomada do poder político pelos segmentos da nobreza provincial francesa com a promulgação do Império (1804) como a força política legítima de governo da França do período napoleônico.
c) ) consolidação interna do ideário burguês da Revolução e a tentativa de sua imposição a diversos países da Europa com a expansão militar promovida por Napoleão.
d) interferência direta das Monarquias Absolutas européias na França, através da ação política da Santa Aliança, ao encerrarem o processo revolucionário com seu apoio à ascensão de Napoleão.
6. Assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas: Sobre o Código Civil elaborado no período napoleônico, podemos afirmar:
 ( ) Na elaboração houve a atuação direta de Napoleão.
 ( ) Traduziu concretamente os princípios da Declaração dos Direitos do Homem: liberdade individual, de trabalho, de consciência;  E igualdade perante a Lei.
 ( ) Proibia a fortuna herdada, a fortuna adquirida e a propriedade privada.
( ) Apoiava aos trabalhadores e as greves.
( ) Estabeleceu  o divórcio e restabelecia a escravidão nas colônias.
a) F, V, V, F, F
b) V, F, F, V, F
c) F, V, F, V, V
d) V, V, F, F, V

7. A era napoleônica (1799-1815) caracterizou-se como um período de profundas transformações políticas e sociais que consolidaram a hegemonia burguesa na França. Marque a opção que identifica corretamente uma dessas transformações.
a) Abolição da escravidão nas colônias francesas.
b) Aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
c) Promulgação do Código Civil dos franceses.
d) Extinção dos laços senhoriais de servidão e vassalagem.

8. A respeito do Golpe do 18 Brumário é correto afirmar que
a) a ditadura napoleônica instituiu o Terror.
b) provocou a convocação da Assembléia Nacional Constituinte.
c) reforçou a composição política entre girondinos e jacobinos.
d) a ditadura de Napoleão Bonaparte atendeu aos interesses da burguesia francesa.

9. Considere as afirmações a seguir, referentes ao período napoleônico.
I - Um dos objetivos do Bloqueio Continental era anular o comércio com a Inglaterra.
II - As Guerras Napoleônicas produziram consequências na América do Sul.
 III - A expansão napoleônica debilitou os fundamentos do Antigo Regime europeu e da igreja católica.
IV - O Bloqueio Continental de maneira alguma afetou o Brasil.
São verdadeiras as afirmativas.

a) Apenas I e II.
b) Apenas I e III.
c) Apenas I, II e III.
d) Apenas III, IV e IV.

10. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma realização de Napoleão Bonaparte, que representou uma consolidação das idéias da Revolução Francesa.
a) O impedimento do retorno do uso de títulos de nobreza, reivindicado pelos seus generais e pela burguesia francesa que desejava tornar-se a nova elite do país.
b) A criação do Código Civil, inspirado no direito romano e nas leis do período revolucionário, que, na sua essência, vigora até hoje na França.
c) A abolição da escravidão nas colônias francesas, reafirmando o princípio da liberdade presente na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
d) A realização de uma reforma agrária, prometida, mas não efetivada, pelos jacobinos, o que garantiu a popularidade de Napoleão entre os camponeses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário