Valdery Sampaio

Valdery Sampaio
UCA - Quixadá

domingo, 9 de dezembro de 2012

AVALIAÇÃO FINAL 3ANO 2012



1. Em relação ao Golpe Militar de 1964 no Brasil, pode-se dizer:
I- Foi fruto de uma conspiração civil-militar alarmada com os rumos do governo João Goulart em aproximar o país do socialismo.
II- Foi a forma encontrada pelos comandos militares para garantir a posse do novo presidente João Goulart.
III- Representou a repulsa de setores da sociedade brasileira à tentativa de João Goulart de aumentar a presença do capital e da política estrangeiro no país.
IV- Evitou a tentativa do Partido Militar, aliado aos sindicatos de trabalhadores e de setores do Partido Trabalhista Brasileiro de exigir do presidente, a implementação imediata das “reformas de base”.
Estão corretas as frases:
a) III, e IV.      b) III, e V.       c) I, e III.        d) I, e IV.
2. A “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, em março de 1964, na cidade de São Paulo, foi:
a) uma resposta das massas populares, apoiando as Reformas de Base de João Goulart, após o Comício na Central do Brasil (RJ/março de 1964).
b) uma manifestação de apoio das famílias de trabalhadores brasileiros ao governo do presidente Goulart.
c) uma demonstração de forças conservadoras de direita contra o que chamavam de esquerdismo e comunismo do governo João Goulart.
d) uma demonstração de repúdio das classes trabalhadoras a uma possível intervenção militar, com apoio norte-americano, ao governo de Goulart.
3. Sobre o fim do período militar no Brasil (1964-1985), pode-se afirmar que ocorreu de forma:
a) conflituosa, resultando em um rompimento entre as forças armadas e os partidos políticos.
b) abrupta e inesperada, como na Argentina do General Galtieri.
c) negociada, como no Chile, entre o ditador e os partidos na ilegalidade.
d) lenta e gradual, como desejavam setores das forças armadas.
4. :No período em que o Brasil foi dirigido por governos militares a decretação do AI 5 (Ato Institucional número 5) representou um "endurecimento" do regime instalado em 1964, que pode ser explicado pela(s):
a) crescentes manifestações oposicionistas de líderes políticos, estudantes e intelectuais contra o regime.
b) ação dos grupos de oposição, que trocaram a luta armada pela oposição parlamentar ao regime.
c) Apoio dos setores estudantis e sindicais aos militares contrariando assim a vontade do povo.
d) crise econômica resultante do esgotamento do milagre brasileiro.

5. "CENSURA AO PARALAMAS TRAZ TESOURA DE VOLTA Extinta oficialmente em 1985, a censura treina novos cortes nos tempos de abertura: o grupo Paralamas do Sucesso foi proibido de cantar a música Luís Inácio num show em Brasília". (O GLOBO, 19-07-95) O conteúdo da notícia, embora em situação e contexto diferentes, faz-nos lembrar a época em que a censura foi aplicada com intensidade na ditadura militar, especialmente após 1968, quando a repressão se tornou mais rigorosa com o AI-5, imposto num ambiente marcado por vários fatores. Dentre esses fatores podemos apontar:
a. O movimento musical, que apoiava os militares através de suas canções.
b. O movimento musical e tropicalista representado por artistas até hoje atuantes na musica popular brasileira que cantavam protestos contra a ditadura.
c. Movimento de revolta de Jacareacanga, no Pará, que contestava o regime, conseguindo, entre os militares, cada vez maior número de adeptos. 
d. Fim oficial do FGTS, o que irritou os trabalhadores pela perda dos valores depositados. 
5. O golpe político-militar de 1964 acarretou transformações na economia brasileira originadas das mudanças nas relações de trabalho, das novas necessidades do desenvolvimento capitalista no país e das mudanças na conjuntura internacional. Todas as alternativas apresentam indicadores corretos das transformações na economia brasileira pós-64, EXCETO:
a) A abertura do país às empresas multinacionais a partir da abolição das restrições à remessa de lucros para o exterior.
b) A adoção de uma nova política salarial e a implantação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) substituindo o sistema de estabilidade no emprego.
c) A consolidação do setor industrial nacional através da elevação dos salários urbanos e do aumento da oferta e do consumo de bens não duráveis.
d) A elevação do volume de impostos e a conseqüente falência de um grande número de pequenas e médias empresas.
6. Em 1968, Caetano Veloso, ao defender num festival a sua composição "É Proibido Proibir", assim respondeu às vaias do público: "Mas é isso que é a juventude que quer tomar o poder. Vocês tem coragem de aplaudir este ano uma música que vocês não teriam coragem de aplaudir o ano passado! São a mesma juventude que vai sempre, sempre matar o velhote inimigo que morreu ontem. Vocês não estão entendendo nada, nada, nada Absolutamente nada (...) O problema é o seguinte: estão querendo policiar a música brasileira. Mas eu e o Gil já abrimos o caminho (...). Nós, eu e ele tivemos coragem de enfrentar em todas as estruturas e sair de todas. E vocês? E vocês? Se vocês em política forem como estética estamos feitos." (HOLLANDA, Heloisa Buarque e GONÇALVES, Marcos A. Cultura e Participação. Anos Sessenta, COLEÇÃO TUDO É HISTÓRIA, vol.41, Brasiliense, são Paulo, 1982, p.6) Quando Caetano fala sobre o policiamento da música brasileira ele se refere a um conjunto de medidas repressivas tomadas pelos governos militares, que culminaria:
a) Na abertura política e na anistia prometida pelos militares.
b) na promulgação do Ato Institucional n.o 05 (AI-5).
c) no fechamento da UNE.
d) na criação do Departamento de Ordem Política Social.

7. Os governos militares (1964-1985) adotaram algumas diretrizes políticas e econômicas responsáveis pela(o):
a) liberdade sindical e Nacionalismo.
b) redistribuição de renda a maior liberdade às pequenas empresas.
c) não endividamento externo e estatização das empresas.
d) arrocho salarial e subordinação ao capital estrangeiro.

8. MILAGRE BRASILEIRO – tem como tema os “anos de chumbo” da Ditadura Militar, período marcado pela tortura e pela euforia do crescimento econômico. Seu foco é o “desaparecido político”, personagem que assombra o trágico dia-a-dia daqueles, familiares e amigos, que ainda hoje perseveram para obter das autoridades uma resposta satisfatória sobre seu paradeiro.
O espetáculo foi contemplado pelo prêmio Myriam Muniz de Artes Cênicas em 2008.
a. Explique o que a imagem acima está representando.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. Em termos econômicos, o que representou o milagre econômico brasileiro? O que teve de positivo e negativo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. O movimento das Diretas-Já em 1984 chegou a reunir centenas e milhares de pessoas na Praça da Sé em São Paulo e em outras cidades do Brasil. Ao final de cada comício, cantava-se o Hino Nacional, que expressava o descontentamento da sociedade civil com o regime político, cada vez mais, antipopular e deslegitimado.
a) O que foi o movimento Diretas-Já? 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) De que maneira o Hino Nacional, cantado nas praças públicas, marcava uma nova relação entre o estado e a nação?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário