Valdery Sampaio

Valdery Sampaio
UCA - Quixadá

domingo, 30 de setembro de 2012

AVALIAÇÃO HISTÓRIA 2ANO 3BI 2


1.  [O individuo], orientando sua atividade de tal maneira que sue produção possa ser da maior valor, visa apenas o seu próprio ganho e, neste, como em muitos outros casos é levado como que por uma mão invisível a promover um objetivo que não fazia parte de suas intenções. (...) Ao perseguir seus próprios interesses, o individuo muitas vezes promove e interesse da sociedade muito mais eficazmente do que quando tencione realmente promovê-lo. (SMITH, A. A riqueza das nações. São Paulo: Abril Cultural, I 953, p.379-50,)
Sobre o liberalismo, considere as seguintes afirmativas:
I - O liberalismo econômico, cujos principios, como o Livre comércio, a propriedade privada e a lei de mercado, favoreceram o desenvolvimento do capitalismo, teve em Adam Smith um de seus principais fundadores.
II - A sistematização das análises econômicas no livro História da riqueza das nações contribuiu pera a definição da economia como ciência.
III - No trecho acima, Adam Smith denunciou os males do individualismo e do egoismo econômico.
 IV - A “mão Invisivei” citada por Adam Smith é uma metáfora que pode ser substituida pela definição liberal de mercado.
Assinale a alternativa correta.

a),apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b) apenas as afirmativas II e III são verdadeiras
c) apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
d) apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras


2. Adam Smith, em "A Riqueza das Nações", assentou as bases do liberalismo econômico, cujos princípios são:
a) igualitarismo, criação dos falanstérios, fazendas coletivas agro-industriais e liberdade de comércio.
b) respeito às leis naturais da economia, liberdade de contrato de trabalho e liberdade de comércio e produção
. c) capitalismo comercial, absolutismo, metalismo e intervenção do Estado na economia.
d) colônias autogeridas, erradicação do Estado, mais-valia e autogestão industrial.

3. Sobre a unificação alemã o séc. XIX, Marionilde Magalhães afirma:
"Desde o final do século XVIII, a criação de inúmeras associações resultou num determinado patriotismo cultural e popular, num território dividido em estados feudais dominados por uma aristocracia retrógrada. Tais associações se dirigem à nação teuta, enfatizando o idioma, a cultura e as tradições comunitárias, elementos para a elaboração de uma identidade coletiva, independentemente do critério territorial. E, de fato, esse nacionalismo popular, romântico-ilustrado (uma vez que pautado no princípio da cidadania e no direito à autodeterminação dos povos), inspirará uma boa parcela dos revolucionários de 1848. Mas não serão eles a unificar a Alemanha. Seus herdeiros precisarão aguardar até 1871, quando Bismarck realiza uma revolução de cima, momento em que, em virtude do poderio econômico e da força militar da Prússia, a Alemanha se unifica como Estado forte, consolidando-se a sua trajetória rumo à modernização".
[adaptação] MAGALHÃES, Marionilde D. B. de. A REUNIFICAÇÃO: enfim um país para a Alemanha? Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH/Marco Zero, v.14, n.28. 1994. p.102.

Tendo-se como referência essas considerações, pode-se concluir que
a) o principal fator que possibilitou a unificação alemã foi o desenvolvimento econômico e social dos Estados germânicos, iniciado com o estabelecimento do Zollverein - liga aduaneira que favoreceu os interesses da burguesia.
b) a unificação alemã atendeu aos interesses de uma aristocracia rural desejosa de formar um amplo mercado nacional para seus produtos, alicerçando-se na idéia do patriotismo cultural e do nacionalismo popular.
c) Na Alemanha, a unificação nacional ocorreu, principalmente, em virtude da formação de uma identidade coletiva baseada no idioma, na cultura e nas tradições comuns.
d) na Alemanha, a unificação política pôde ultrapassar as barreiras impostas pela aristocracia territorial, que via no desenvolvimento industrial o caminho da modernização.

4.  Em todos os sistemas de alianças formados por Bismarck, qual o país que foi sistematicamente excluído? 
a Itália
b Áustria
c Grã-Bretanha
d França
5. Explique o que foi a Comuna de Paris.
________________________________________________________________________________________________________________________
6. Como foi o fim da Comuna de Paris.
________________________________________________________________________________________________________________________

7. Em quais aspectos de deu a Revolução tecnológica e industrial? Descreva o que mudou no cotidiano e nos sistemas de produção.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


8. A consolidação do processo de industrialização na Inglaterra, ocorrida na primeira metade do século XIX, relaciona-se corretamente com a (o):
a) extinção do processo de cercamento dos campos ("enclousures").
b) supremacia da ideologia liberal.
c) fortalecimento da produção através das corporações de ofício.
d) surgimento do capitalismo financeiro e oligopolista.
e) êxodo da mão-de-obra especializada das cidades para o campo.

9. Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela:
a) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, na medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.
b) foi única e exclusivamente o produto da genialidade de algumas gerações de inventores, tendo sido adotada pelos industriais que estavam interessados em aumentar a produção e, por conseguinte, os lucros.
c) nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades.
d) deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a desenvolver novas tecnologias.

10. O capitalismo, com base na transformação técnica, atinge seu processo específico de produção, caracterizado pela produção em larga escala, onde há uma radical separação entre o trabalho e o capital. Esta afirmativa está tratando:
a) da separação entre capitalismo e socialismo.
b) da Revolução Industrial.
c) do advento do Mercantilismo.
d) da Revolução comunista na Rússia.

11. Identifique, entre as afirmativas a seguir, a que se refere a conseqüências da Revolução Industrial:
a) redução do processo de urbanização, aumento da população dos campos e sensível êxodo urbano.
b) formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários denominadas "trade unions", que promoveram a conciliação entre patrões e empregados.
c) declínio do proletariado como classe na nova estrutura social, valorização das corporações e manufaturas.
d) maior divisão técnica do trabalho, utilização constante de máquinas e afirmação do capitalismo como modo de produção dominante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário