EEFM JOSE MARTINS
RODRIGUES
PROVA DE HISTORIA 2°
ANO
ALUNO(A)______________________________________
N°_______
1- No Brasil colonial ,
a produção de açúcar acabou superando em importância a atividade
extrativista do pau-brasil, embora a exploração intensa dessa
madeira tenha continuado até o inicio do seculo XVIII. Que fatores
contribuíram para a decisão portuguesa de implantar a produção
açucareira na colonia americana?
a)- condições
naturais, experiencia anterior e grandes lucros.
b)- grandes lucros,
falta de experiencias e falta de compromisso.
c)- falta de lucros,
produção em larga escala e experiencia anterior.
d)- condições
necessárias, falta de lucro e experiencias anteriores.
2- Apesar da
importância do latifúndio exportador, as atividades econômicas
dirigidas ao mercado externo não foram as únicas praticadas no
período colonial. Além dos latifúndios do açúcar, dos
produtores de tabaco, dos comerciantes portuários envolvidos na
exportação para a metrópole e dos mineradores, estabeleceu-se
também um número considerável de pecuaristas. Assim a criação de
gado tornou-se uma das principais atividades econômicas no período
colonial.
Sobre o papel da
pecuária dentro da economia colonial é correto afirmar que:
a)- Além de servir de
alimentos e fornecer couro, os bois também eram utilizados como
força motriz e meio de transporte.
b)- Eram usados apenas
como alimento e transporte par lugares distantes a exemplo do êxodo
rural.
c)- Era uma solução
relativamente barata em quantidade suficiente para atender a demanda
de mão-de-obra na colônia.
d)- O gado substituiu
completamente a produção açucareira na colônia pois dava muito
mais lucros.
3- Foram
características marcantes do processo de colonização do Brasil no
período colonial:
a)- Trabalho livre,
produção comercializada com outras colonias, pequena e média
propriedade.
b)- Trabalho livre,
cultura de subsistência, pequena pro piedade e produção para o
consumo interno.
c)- Mão de obra
compulsória, produção manufaturada comercializada coma metrópole
e latifundo.
d)- Mão de obra
escrava, produção para o mercado extremo, grande propriedade e
monocultura.
4)- No Brasil Colonial,
grande parte da mão de obra era suprimida pela exploração do
trabalho escravo de africanos e seus descendentes. Sua condição
perante a lei era ambígua. Quando se tratava de puni-los, eram
considerados pessoas, sendo responsabilizados pelas faltas cometidas
e recebendo, por isso, severos castigos. Por outro lado, eram
tratados também como coisas, uma vez que:
a)- a propriedade sobre
o indivíduo escravizado era transmissível por herança, doação,
legado, aluguel, empréstimo e confisco.
b)- a condição de
social de escravo era perpetua e se transmitia hereditariamente, pela
linha materna, tal como maiores chances de alforria.
c)- a convivência dos
escravos domésticos com seus senhores resultava em maior intimidade
e gerava maiores chances de alforria.
d)- a jornada de
trabalho dos escravos, nas plantações e nos engenhos de açúcar,
era muito longa e esgotava suas formas em poucos anos.
5)- Dê que maneira o
trafico negreiro unia interesses em três continentes: Africa,Europa
e
América?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6)- Explique os
diversos trabalhos exercidos pelos escravos e como era feita a
escolha pelos africanos para as diferentes atividades?
_________________________________________________________________________________
7)- A resistências
quilombola foi uma forma de luta escrava frequente e importante em
vários períodos e regiões da América portuguesa. Nesse sentido
responda:
a)- O que eram os
quilombos e como se compunha sua população.
b)- Dê que forma Zumbi
dos Palmares tornou-se um símbolo da resistência negra ao
cativeiro e ao preconceito e ao preconceito racial?
8)- Como era
constituída a sociedade colonial açucareira no Brasil ?
10. Analise a imagem e descreva como era feito o transporte dos escravos e como eles viviam no cotidiano das casas grandes e senzalas. O vídeo ao lado da Música Navio Negreiro de Chico Buarque com cenas do filme Amistad pode ajudá-los.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário