Valdery Sampaio

Valdery Sampaio
UCA - Quixadá

domingo, 22 de maio de 2011

AVALIAÇÃO 1 2º BIMESTRE 1º ANO HISTÓRIA (ROMA)

1- A expansão de Roma durante a República, com o consequente domínio da bacia do Mediterrâneo, provocou sensíveis transformações sociais e econômicas, dentre as quais
(a) marcado processo de industrialização, êxodo urbano, endividamento do Estad
(b) fortalecimento da classe plebéia, expansão da pequena propriedade, propagação do cristianismo.
(c) crescimento da economia agro-pastoril, intensificação das exportações, aumento do trabalho livre.
(d) enriquecimento do Estado romano, aparecimento de uma poderosa classe de comerciantes, aumento do número de escravos.

2- Várias razões explicam as perseguições sofridas pelos cristãos no Império Romano, entre elas:
(a) a oposição à religião do Estado Romano e a negação da origem divina do Imperador, pelos cristãos.
(b) a publicação do Edito de Milão que impediu a legalização do Cristianismo e alimentou a repressão.
(c) a formação de heresias como a do Arianismo, de autoria do bispo Ário, que negava a natureza divina de Cristo.
(d) a organização dos Concílios Ecumênicos, que visavam promover a definição da doutrina cristã.

3- A vida difícil do escravo romano provocou a organização de várias revoltas. Espártaco liderou um dos maiores levantes de escravos, no ano de 73 a.C. Sobre essa revolta, é correto afirmar:
(a) Foi uma conseqüência do assassinato de Júlio César, por inspiração de elementos da aristocracia
(b) Espártaco era um gladiador que utilizou sua força física para incitar outros escravos a lutar por uma vida mais justa.
(c) Os escravos chegaram a formar um poderoso exército, reunindo milhares de combatentes, consequentemente derrotaram o império romano.
(d) Espártaco foi capturado, julgado e absolvido. O Senado romano temia condenar um líder popular.

4- "Augusto conquistou os soldados com presentes, o povo com pão barato, e todos os homens com os frutos da paz. Assim tornou-se progressivamente mais poderoso, congregando em si as funções do Senado, dos magistrados e das leis."
(Tácito, Anais 1.2, MOSES HADAS, ED., THE COMPLETE WORKS OF TACITUS, NEW YORK, RANDOM HOUSE, 1942, p. 3).

a) Identifique o período da história de Roma tratado nesse texto.

b) A partir dos elementos indicados no texto, caracterize o Estado romano durante esse período.

5. A Paz Romana no século II representou:
a) A consolidação territorial do Império e a prosperidade das províncias.
b) Um sinal de fraqueza frente aos bárbaros e a decadência econômica.
c) A vitória pessoal de Augusto frente ao Senado militarista.
d) O deslocamento do eixo político do Império, de Roma para a Gália.
e) O primeiro grande sucesso do Cristianismo e seu pacifismo.

6.Leia o texto abaixo:
Na República Romana, o Estado foi organizado por um conjunto de instituições: Senado, magistraturas e Assembléias do povo ou Comícios. O Senado supervisionava as finanças públicas e a administração das províncias, conduzia a política externa, zelava pelas tradições e a religião. Os Cônsules eram os principais magistrados, comandavam o Exército, dirigiam o Estado, convocavam o Senado e presidiam os cultos públicos. Os Comícios eram organizados por: tribos (assembléia tributa, que nomeava questores e edis); classes, de acordo com a fortuna (assembléia centuriata, que elegia os cônsules e votava as leis); clãs (assembléia curiata, que decidia sobre matérias religiosas).
7.Com base no texto e nos conhecimentos históricos relativos à República Romana, é correto afirmar:
A) A distribuição do poder entre as várias instituições republicanas objetivava impedir a sua concentração em uma só pessoa.
B) A res publica (coisa pública), em seus primórdios, não discriminava os habitantes de Roma, todos, indistintamente, partícipes do poder com os mesmos direitos.
C) O povo, o conjunto de cidadãos romanos sem direito político algum, era mero espectador das disputas entre os Cônsules e o Senado.
D) O poder dos Cônsules era limitado às ques¬tões militares, sem influência alguma sobre os negócios públicos.







8.A cultura romana incorporou vários elementos de outras culturas, inclusive, na esfera religiosa.
Sobre a religião na Roma Antiga, considere as afirmativas a seguir:
I. Os romanos, apesar de monoteístas, aceita¬vam facilmente o culto de deuses de outros povos. Essa interação cultural pode ser ex¬plicada pelo fato do Estado romano, envol¬vido apenas com questões políticas, não ter se importado com assuntos religiosos.
II. A civilização romana praticava a tolerância e identificava-se com outros povos que cul¬tuavam um único deus. Tais características foram fundamentais para a expansão do Cristianismo e sua adoção como religião ofi¬cial do Estado romano, no século II d.C.
III. A religião romana, politeísta, foi se diversifi¬cando à medida que Roma ganhava impor¬tância política e econômica. Assim como os exércitos incorporavam novos territórios, a religião romana foi absorvendo deuses e cultos de outros povos.
Está(ão) correta(s) apenas:
A I
B II
C III
D I e II



9. O que significa a expressão “república”? No início da República, quem era considerado cidadão em Roma?

10. O que foi o Primeiro Triunvirato?

11. Enfraquecida pelas lutas internas e pelas conseqüências do expansionismo, a República cedeu lugar ao império na Roma Antiga. Em relação à ordem imperial, afirma-se que:
a) a concentração dos poderes de Otávio, nos primeiros momentos do império, respondia pelas necessidades da nobreza senatorial em dispor de um governo capaz de sufocar a anarquia e as rebeliões de escravos.
b) a organização do império contou com expressiva participação popular, haja vista a importância que o Partido Democrático ocupou na queda do regime republicano.
c) o império nasceu no interior da grave crise econômica que caracterizou os últimos tempos da República, crise provocada pelas derrotas de Roma nas guerras pela conquista da Itália.
d) a criação do império, obra elaborada pelo Primeiro Triunvirato, representou o produto da vontade dos generais no sentido de criar um governo capaz de controlar a crise social do final da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário