Valdery Sampaio

Valdery Sampaio
UCA - Quixadá

terça-feira, 24 de maio de 2011

AVALIAÇÃO 1 2º BIMESTRE 2º ANO HISTÓRIA (CEARÁ E REVOLUÇÃO INGLESA, INDUSTRIAL))

1. A ocupação da região cearense se deu de forma particular e tardia. A efetiva ocupação e dominação da região foi, após algumas tentativas, mérito do conquistador:
a. Matias Beck
b. Pero Coelho
c. Martins Soares Moreno
d. Capistrano de Abreu
e. Pedro Álvares Cabral
2. Sobre o desenvolvimento econômico cearense é correto afirmar que:
a. As charqueadas foram e são até hoje o principal fator econômico que colocou a região em um patamar econômico mais elevado.

b. As charqueadas proporcionaram à região seca do ceará uma saída para o transporte da carne, já que não haviam geladeiras para conservar o produto.
c. O transporte da carne sofreu benefícios enormes com a salga da carne, apesar da proeza indígena não prover a riqueza necessária à região.
d. As charqueadas foram práticas exclusivas dos cearenses, pois só existiam esse tipo de costume no ceará.
3. Tu, Cícero, toma conta dessa gente!", levou-o afazer uma opção pelos pobres, vindo residir no pequeno arraial de Juazeiro. Em 1877, em meio à calamitosa seca que ceifou muitas vidas, escrevia ele ao bispo Dom Luiz: — "Eu nunca pensei ver tanta aflição e desespero juntos. Os cães saciam-se de carne humana. Nos campos, nos caminhos, por toda parte é um cemitério. Porém, em 1889, na primeira sexta-feira do mês de marco um fato novo mudaria a vida do arraial e de seu benfeitor, quando a hóstia transformou-se em sangue na boca da beata Maria de Araújo, durante a missa celebrada pelo Padre Cícero . O povo proclamou o milagre e, por conta disso, o padre foi suspenso de Ordens, passando a sofrer toda sorte de humilhações, por acreditar na veracidade do fenômeno. Com isso, o povoado transformou-se, crescendo assustadoramente, acolhendo centenas de visitantes que queriam ver de perto o milagre.
a. Padre Cícero apesar de ser excomungado pela igreja católica e ser acusado de práticas coronelísticas, é considerado um santo e sua cidade atrai milhares de romeiros todos os anos.
b. Padre Cícero sempre foi um bom homem, nunca se envolveu em política, dáí sua fama de santo e protetor de uma gente injustiçada que contou com sua ajuda eclesiástica para sobreviverem.
c. Padre Cícero, hoje aclamado santo pela igreja católica, detém uma história de luta por sua região tendo participação na sedição de Juazeiro.
d. Após apoiar Antônio Conselheiro no movimento de Canudos, Padre Cícero ajuda a seus conterrâneos a se emanciparem como cidade, hoje conhecida como Juazeiro do Norte.

4. “O couro era o boi. O avanço colonizador ganhava terreno financiando currais onde antes somente pisava o índio bravio. E cada curral iria ser uma fazenda, que se garantia juridicamente com a obtenção de sesmaria ou data”.

(Fonte: GIRÃO, Raimundo. Pequena História do Ceará. 4ª edição. Fortaleza: UFC, 1984, p. 85-86).

Sobre o texto anterior, relativo ao período colonial do Ceará, marque V se as afirmativas forem verdadeiras e F se forem falsas.
( ) O desenvolvimento do Ceará colonial foi propiciado pela expansão das fazendas de gado.
( ) O Ceará foi conquistado pelos donos de frotas que expulsaram os indígenas da região.
( ) O colono português radicado no Ceará dedicou-se, unicamente, às tarefas relacionadas com as charqueadas.
( ) A única função desempenhada pelos escravos nos engenhos cearenses foi a de vaqueiro.
( ) O povoamento e a colonização do Ceará relacionam-se, diretamente, com a atividade pastoril.
( ) O Ciclo do Couro foi responsável não só pela ocupação dos sertões cearenses, mas também de toda a faixa litorânea do Nordeste.
5. Leia, com atenção, o texto abaixo e depois responda ao que se pede:
"As secas de 1777-78, 1 790-93 são apresentadas, (...) como causa única dos primei¬ros impasses desenvolvimentistas do criatório do Ceará, e pela falência das charqueadas. (...) Não deve ser esquecido, porém, que naquele período o Ceará não apenas perdeu parte do rebanho e ganhou um competidor no comércio da carne seca; um outro fato foi acrescido à economia cearense, a partir daí (...)"
(Fonte: GIRÃO, Valdelice Carneiro - As Oficinas ou Charqueadas no Ceará. Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desportos, 1984, p. 127).


a) Explique o que eram as charqueadas;
b) Analise o outro elemento responsável pela falência das charqueadas, considerando o contexto histórico.

6. O trecho abaixo faz parte da música de Ítalo e Renno “Ceará Terra da Luz”, e compartilha a experiência abolicionista de nossa região confirmando o pioneirismo cearense na libertação dos escravos.

“Porque eu sou cearense, porque sou brasileiro
Sou apaixonado pelo meu lugar
Eu trago no peito um amor verdadeiro
Eu sou da Terra da Luz, eu sou do Ceará!”

Sobre este episódio tão marcante para a História do Ceará, assinale a alternativa correta:
a) A abolição da escravidão no Ceará foi de forma tardia, já que esta representava a principal fonte de mão-de-obra para a província, principalmente na pecuária e na cultura do algodão.
b) A campanha abolicionista foi muito intensa, contando inclusive com a participação dos jangadeiros, já que os escravos constituíam quase a metade da população da província.
c) Na década de 1880, o número de escravos era muito reduzido, fato agravado pela seca de 1877, quando as fugas e as alforrias foram intensificadas.
d) A Leia Áurea influenciou diretamente a libertação dos negros no Ceará, graças ao grande movimento elitista de apoio ao fim da escravidão no Brasil.
e) O movimento abolicionista foi liderado pelos proprietários de terras insatisfeitos com a escravidão e interessados na imigração de europ

7. O Jornal A TRIBUNA, fundado por Fernandes Távora, torna-se, no começo da década de 20 do nosso século, porta-voz dos tenentes no Ceará, denunciando “o comportamento da pública administração com referência à calamidade das secas, ao banditismo, aos males causados pelo oligarquismo...”
(MONTENEGRO, J. Alfredo. Apud: SOUSA, Simone-coord. História do Ceará. Fortaleza, UFC/Fundação Demócrito Rocha, 1988, p. 299).


a) Cite duas práticas políticas oligárquicas que eram criticadas pelos tenentistas no Ceará.
b) Caracterize o governo de Nogueira Accioly nos primeiros anos republicanos no Ceará.

08. Sobre o Caldeirão, marque V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.

( ) Foi um movimento messiânico chefiado pelo Padre Cícero, para devolver o poder político à oligarquia Aciolina.
( ) No Caldeirão imperava uma comunidade coletiva, na qual todos trabalhavam, dividiam o produzido e seguiam orientação espiritual de Padre Cícero e José Lourenço.
( ) O Caldeirão foi criado a partir da sensibilização dos grandes coronéis sobre as questões sociais no Ceará.
( ) Para o Caldeirão eram enviados, por Padre Cícero, assassinos, ladrões e miseráveis, enfim, pessoas que precisavam de ajuda para trabalhar e obter sua fé.

9. "Para ele, os fatos econômicos e a luta de classes são o motor da História; o triunfo do proletariado e a implantação de uma sociedade sem classes são o objetivo final. Esse objetivo, contudo, só será alcançado com a união de todos os proletários."
O texto acima refere-se ao criador do socialismo científico:

a) Saint-Simon
b) Vladimir Lenin
c) Karl Marx
d) Pedro Kropotkin
e) Adam Smith
10. A Revolução Industrial ganhou projeção a partir do século XIX expressando a evolução tecnológica, a disponibilidade de capitais e mão-de-obra, além dos ideais de uma nova classe social. Comente sobre o trabalho infantil nesse período e sobre as condições de vida dos trabalhadores dos tempos da revolução?

11. Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela:
a) ocorreu graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos industriais que participaram da Revolução Industrial.


b) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, na medida em que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.
c) nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades.
d) deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a desenvolver novas tecnologias.
e) foi única e exclusivamente o produto da genialidade de algumas gerações de inventores, tendo sido adotada pelos industriais que estavam interessados em aumentar a produção e, por conseguinte, os lucros.
12. Identifique, entre as afirmativas a seguir, a que se refere a conseqüências da Revolução Industrial:
a) redução do processo de urbanização, aumento da população dos campos e sensível êxodo urbano.
b) formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários denominadas "trade unions", que promoveram a conciliação entre patrões e empregados.
c) declínio do proletariado como classe na nova estrutura social, valorização das corporações e manufaturas.
d) maior divisão técnica do trabalho, utilização constante de máquinas e afirmação do capitalismo como modo de produção dominante.

domingo, 22 de maio de 2011

AVALIAÇÃO 1 2º BIMESTRE 3º ANO HISTÓRIA (ENTRE GUERRAS, REGIMES TOTALITÁRIOS)

01. O período entre as duas guerras mundiais (1919 - 1939) foi marcado por:
a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo;
b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo;
c) estagnação das economias socialistas e capitalistas e aliança entre os EUA e a URSS para deter o avanço fascista da Europa;
d) prosperidade das economias capitalistas e socialistas e aparecimento da Guerra fria entre os EUA e a URSS;

02. O nazismo e o fascismo surgiram:
a) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização surgida após a Primeira Guerra;
b) da esperança de conseguir estabilidade com a união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas;
c) com a instituição do parlamentarismo na Itália e na Alemanha, agregando partidos populares;
d) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos socialistas;
03. A ascensão de Hitler ao poder, no início dos anos trinta, ocorreu:
a) pelas mãos do Exército Alemão, que quis desforrar-se das humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes;
b) através de uma ação golpista, cuja ponta de lança foram as forças paramilitares do Partido Nazista;
c) em conseqüência de uma aliança entre os nazistas e os comunistas;
d) a partir de sua convocação pelo presidente Hindenburg para chefiar uma coalizão governamental;

04. 1. "Ao contrário das velhas organizações que vivem fora do Estado, os nossos sindicatos fazem parte do Estado." (Mussolini)
2. "Defender os produtores significa combater os parasitas. Os parasitas do sangue, em primeiro lugar os socialistas, e os parasitas do trabalho, que podem ser burgueses ou socialistas." (Mussolini)
3. "Mesmo neste momento, tenho a sublime esperança de que um dia chegará a hora em que essas tropas desordenadas se transformarão em batalhões, os batalhões em regimentos e os regimentos em divisões." (Hitler)
4. "Aqueles que governam devem saber que têm o direito de governar porque pertencem a uma raça superior." (Hitler)
Nas citações acima, encontramos algumas das principais características do nazismo e do fascismo. Identifique-as, ordenadamente, nas alternativas abaixo:
a) Expansionismo, nacionalismo, romantismo, idealismo.
b) Corporativismo, anticomunismo, militarismo, racismo.
c) Totalitarismo, socialismo, esquadrismo, anti-semitismo.
d) Liberalismo, comunismo, antimilitarismo, corporativismo.
e) Pacifismo, não-intervencionsimo, industrialismo, anti-semitismo.
05. Seu êxito (de Hitler) foi possível pelo caos e (pela) desintegração do governo alemão que se seguiram à crise econômica de 1929 e foi resultado da complacência política de conservadores e comunistas para com o ‘fenômeno grotesco e transitório’ do nazismo (…).Mas o nazismo foi também produto do passado, ainda que não um inevitável produto, pela conjunção de uma série de fatores de natureza diversa: entre eles o autoritarismo, o militarismo, o racismo, o fracasso da revolução democrática de 1848, a derrota na Primeira Guerra Mundial, a hiperinflação dos primeiros anos 1920, a já referida crise econômica aberta em 1929. (Adaptado de Boris Fausto. Folha de São Paulo, 11/12/2007.) A partir do texto do historiador Boris Fausto, analise as afirmações:

I. O nazismo foi um movimento idealizado exclusivamente por Hitler.
II. A crise de 1929 provocou o caos e a desintegração do governo alemão.
III. A fracassada revolução democrática de 1848 é apontada como causa remota do nazismo.
IV. A Alemanha ficou imune aos efeitos da Primeira Guerra Mundial.
V. O racismo explica, em parte, a ascensão do nazismo.
São corretas apenas as afirmações:
A I, II e III
B I, II e V
C I, III e IV
D II, III e V

06. Em 1933, o movimento nazista assume o poder na Alemanha, transformando Hitler no chefe da nação e fundador do III Reich. O Estado alemão deixa de ser nazista somente ao fim da Segunda Guerra Mundial.
Quais os princípios nazistas que levaram à união do povo alemão num único Reich?

07. Como se deu a ascensão de Hitler na conjuntura alemã, no período entre guerras, e quais as conseqüências do nazismo?

08. Caracterize o regime político a que a figura se refere e analise suas conseqüências.

09. Na década de 1920, o fascismo surge como uma posição política de crítica às democracias liberais e ao comunismo soviético por considerar que essas duas formas de governo destroem o valor supremo da nação e da pátria, quer pela corrupção econômica e política, que pregando o internacionalismo proletário que enfraquece as forças do Estado nacional. Sobre quais ideais se forma o fascismo e em que países consegue se impor como forma de governo?
10. Leia um texto publicado no jornal Gazeta Mercantil. Esse texto é parte de um artigo que analisa algumas situações de crise no mundo, entre elas, a quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929, e foi publicado na época de uma iminente crise financeira no Brasil.

Deu no que deu. No dia 29 de outubro de 1929, uma terça-feira, praticamente não havia compradores no pregão de Nova Iorque, só vendedores. Seguiu-se uma crise incomparável: o Produto Interno Bruto dos Estados Unidos caiu de 104 bilhões de dólares em 1929, para 56 bilhões em 1933, coisa inimaginável em nossos dias. O valor do dólar caiu a quase metade. O desemprego elevou-se de 1,5 milhão para 12,5 milhões de trabalhadores – cerca de 25% da população ativa – entre 1929 e 1933. A construção civil caiu 90%. Nove milhões de aplicações, tipo caderneta de poupança, perderam-se com o fechamento dos bancos. Oitenta e cinco mil firmas faliram. Houve saques e norte-americanos que passaram fome.
Gazeta Mercantil, 05/01/1999)

Ao citar dados referentes à crise ocorrida em 1929, em um artigo jornalístico atual, pode-se atribuir ao jornalista a seguinte intenção:
(A) questionar a interpretação da crise.
(B) comunicar sobre o desemprego.
(C) instruir o leitor sobre aplicações em bolsa de valores.
(D) relacionar os fatos passados e presentes.
11. A grave crise econômico-financeira que atingiu o mundo capitalista, na década de 30, tem suas origens nos Estados Unidos. A primeira medida governamental que procurou, internamente, solucionar essa crise foi o "New Deal", adotado por Roosevelt, em 1933. Uma das medidas principais desse programa foi o(a):
a) encerramento dos investimentos governamentais em obras de infra-estrutura.
b) fim do planejamento e da intervenção do Estado na economia.
c) imediata suspensão da emissão monetária.
d) política de estímulo à criação de novos empregos.

AVALIAÇÃO 1 2º BIMESTRE 1º ANO HISTÓRIA (ROMA)

1- A expansão de Roma durante a República, com o consequente domínio da bacia do Mediterrâneo, provocou sensíveis transformações sociais e econômicas, dentre as quais
(a) marcado processo de industrialização, êxodo urbano, endividamento do Estad
(b) fortalecimento da classe plebéia, expansão da pequena propriedade, propagação do cristianismo.
(c) crescimento da economia agro-pastoril, intensificação das exportações, aumento do trabalho livre.
(d) enriquecimento do Estado romano, aparecimento de uma poderosa classe de comerciantes, aumento do número de escravos.

2- Várias razões explicam as perseguições sofridas pelos cristãos no Império Romano, entre elas:
(a) a oposição à religião do Estado Romano e a negação da origem divina do Imperador, pelos cristãos.
(b) a publicação do Edito de Milão que impediu a legalização do Cristianismo e alimentou a repressão.
(c) a formação de heresias como a do Arianismo, de autoria do bispo Ário, que negava a natureza divina de Cristo.
(d) a organização dos Concílios Ecumênicos, que visavam promover a definição da doutrina cristã.

3- A vida difícil do escravo romano provocou a organização de várias revoltas. Espártaco liderou um dos maiores levantes de escravos, no ano de 73 a.C. Sobre essa revolta, é correto afirmar:
(a) Foi uma conseqüência do assassinato de Júlio César, por inspiração de elementos da aristocracia
(b) Espártaco era um gladiador que utilizou sua força física para incitar outros escravos a lutar por uma vida mais justa.
(c) Os escravos chegaram a formar um poderoso exército, reunindo milhares de combatentes, consequentemente derrotaram o império romano.
(d) Espártaco foi capturado, julgado e absolvido. O Senado romano temia condenar um líder popular.

4- "Augusto conquistou os soldados com presentes, o povo com pão barato, e todos os homens com os frutos da paz. Assim tornou-se progressivamente mais poderoso, congregando em si as funções do Senado, dos magistrados e das leis."
(Tácito, Anais 1.2, MOSES HADAS, ED., THE COMPLETE WORKS OF TACITUS, NEW YORK, RANDOM HOUSE, 1942, p. 3).

a) Identifique o período da história de Roma tratado nesse texto.

b) A partir dos elementos indicados no texto, caracterize o Estado romano durante esse período.

5. A Paz Romana no século II representou:
a) A consolidação territorial do Império e a prosperidade das províncias.
b) Um sinal de fraqueza frente aos bárbaros e a decadência econômica.
c) A vitória pessoal de Augusto frente ao Senado militarista.
d) O deslocamento do eixo político do Império, de Roma para a Gália.
e) O primeiro grande sucesso do Cristianismo e seu pacifismo.

6.Leia o texto abaixo:
Na República Romana, o Estado foi organizado por um conjunto de instituições: Senado, magistraturas e Assembléias do povo ou Comícios. O Senado supervisionava as finanças públicas e a administração das províncias, conduzia a política externa, zelava pelas tradições e a religião. Os Cônsules eram os principais magistrados, comandavam o Exército, dirigiam o Estado, convocavam o Senado e presidiam os cultos públicos. Os Comícios eram organizados por: tribos (assembléia tributa, que nomeava questores e edis); classes, de acordo com a fortuna (assembléia centuriata, que elegia os cônsules e votava as leis); clãs (assembléia curiata, que decidia sobre matérias religiosas).
7.Com base no texto e nos conhecimentos históricos relativos à República Romana, é correto afirmar:
A) A distribuição do poder entre as várias instituições republicanas objetivava impedir a sua concentração em uma só pessoa.
B) A res publica (coisa pública), em seus primórdios, não discriminava os habitantes de Roma, todos, indistintamente, partícipes do poder com os mesmos direitos.
C) O povo, o conjunto de cidadãos romanos sem direito político algum, era mero espectador das disputas entre os Cônsules e o Senado.
D) O poder dos Cônsules era limitado às ques¬tões militares, sem influência alguma sobre os negócios públicos.







8.A cultura romana incorporou vários elementos de outras culturas, inclusive, na esfera religiosa.
Sobre a religião na Roma Antiga, considere as afirmativas a seguir:
I. Os romanos, apesar de monoteístas, aceita¬vam facilmente o culto de deuses de outros povos. Essa interação cultural pode ser ex¬plicada pelo fato do Estado romano, envol¬vido apenas com questões políticas, não ter se importado com assuntos religiosos.
II. A civilização romana praticava a tolerância e identificava-se com outros povos que cul¬tuavam um único deus. Tais características foram fundamentais para a expansão do Cristianismo e sua adoção como religião ofi¬cial do Estado romano, no século II d.C.
III. A religião romana, politeísta, foi se diversifi¬cando à medida que Roma ganhava impor¬tância política e econômica. Assim como os exércitos incorporavam novos territórios, a religião romana foi absorvendo deuses e cultos de outros povos.
Está(ão) correta(s) apenas:
A I
B II
C III
D I e II



9. O que significa a expressão “república”? No início da República, quem era considerado cidadão em Roma?

10. O que foi o Primeiro Triunvirato?

11. Enfraquecida pelas lutas internas e pelas conseqüências do expansionismo, a República cedeu lugar ao império na Roma Antiga. Em relação à ordem imperial, afirma-se que:
a) a concentração dos poderes de Otávio, nos primeiros momentos do império, respondia pelas necessidades da nobreza senatorial em dispor de um governo capaz de sufocar a anarquia e as rebeliões de escravos.
b) a organização do império contou com expressiva participação popular, haja vista a importância que o Partido Democrático ocupou na queda do regime republicano.
c) o império nasceu no interior da grave crise econômica que caracterizou os últimos tempos da República, crise provocada pelas derrotas de Roma nas guerras pela conquista da Itália.
d) a criação do império, obra elaborada pelo Primeiro Triunvirato, representou o produto da vontade dos generais no sentido de criar um governo capaz de controlar a crise social do final da República.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Reflexão sobre atividade fios de Ariadne

As novas ferramentas de trabalho dos professores requer uma nova visão e uma nova forma de encarar a realidade dos alunos e novos desafios da educação.
Nos conceitos atuais de aprendizado para a vida, os educadores devem propor aos alunos atividades que os levem à resolução de situações problema, dando-os a oportunidade de encarar seus conflitos de forma mais objetiva e organizada.